Curitiba ficou com o vice-campeonato na 34ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), atrás de Maringá. A maioria dos jogos foi disputada na cidade de Toledo, Oeste do Paraná, exceto o atletismo e o handebol de areia, que aconteceram em Cascavel.
A classificação final apontou Maringá com 377 pontos, Curitiba com 363, Londrina com 296, Toledo com 250 e, fechando os cinco melhores, Cascavel com 215.
A final dos Jogos da Juventude do Paraná foi dividida em três fins de semanas, com a participação de 1.666 atletas e 135 equipes. Durante os Jojups foram disputas foram as modalidades futsal, rugby, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo, xadrez, handebol de praia, basquetebol, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis e badminton.
“Curitiba teve resultados importantes que mostram que estamos no caminho certo com a oferta da iniciação esportiva para milhares de crianças, as parcerias com os clubes da cidade e o desenvolvimento do nosso programa de incentivo”, disse o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude Carlos Pijak Jr.
Destaques curitibanos
A delegação de Curitiba foi composta de 321 pessoas, entre atletas, comissões técnicas e dirigentes. Os curitibanos tiveram destaque em esportes como a ginástica rítmica, onde as meninas se tornaram campeãs da competição, no xadrez masculino e na natação feminina.
A nadadora Luana Zechlyski da Silva, atleta incentivada pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, bateu dois recordes da competição, nos 50 metros costas com o tempo de 29"51 e nos 100 metros costas 1'04"35.
No xadrez masculino, Gabriel Redon, também incentivado pela Prefeitura de Curitiba, conquistou três ouros, nas provas Rápido, Blitz e Convencional.
Na ginastica rítmica, Julia Cristina Ricardo, que também tem o apoio da Prefeitura e é campeã brasileira Juvenil na categoria 13 anos, foi bronze na classificação geral individual e ouro na classificação geral por equipe.
Isadora Carnielli de Oliveira, vice-campeã brasileira juvenil na categoria Junior e integrante da Seleção Brasileira Juvenil conquistou o ouro no aparelho Bola, prata no aparelho Argola, Massa e Fita, prata na classificação geral individual e ouro na classificação geral por equipe.