Prodígios do ecossistema de inovação de Curitiba - Vale do Pinhão - que comandam empresas na Holanda assinaram parcerias com Curitiba para ampliar a visibilidade internacional de negócios instalados na capital paranaense e a estudar a possibilidade de aporte de recursos de aceleradora.
Uma das parcerias de Curitiba foi firmada, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com uma das maiores redes globais na aceleração de empresas, a StartupBootCamp; outra, com startup uGlobally, ambas no último sábado (22/3), em Amsterdã (Holanda).
“Com estes protocolos de intenções, a Prefeitura amplia ações de apoio às empresas de base tecnológica de Curitiba, apresentando produtos e serviços para outros países e buscando novas formas de serem incentivadas a se desenvolverem”, destacou o vice-prefeito, Paulo Martins.
A assinatura foi realizada por Martins, pelo superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro, e pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, no retorno ao Brasil após a participação na 12ª edição do Smart City Summit & Expo (SCSE), em Taiwan.
Aceleradora de empresas
A parceria com a StartupBootCamp visa um estudo de viabilidade com o objetivo de a aceleradora realizar aportes financeiros em empresas de base tecnológica do Vale do Pinhão.
A aceleradora tem um portfólio de 1,6 mil empresas aceleradas por meios de fundos, avaliadas em 5,6 bilhões de euros em investimentos (R$ 34,6 bilhões) e é uma das maiores redes globais de aceleradores com sede em Amsterdã e representações por todo o mundo, inclusive no Brasil.
O CEO da empresa é o curitibano Kauan von Novak, que vive na capital holandesa. A assinatura da parceria foi feita pela também curitibano Giovanni Vaccari, diretor para a Holanda e para o Brasil da StartupBootCamp.
No Brasil, a empresa é representada pela Academic Ventures, que tem como sócios o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel, e sua filha, Gisah Akel.
Internacionalização de Curitiba
A uGloblally foi fundada em 2016, em Curitiba, por Rodrigo Olmedo. Com a startup, a SMDEI e a Agência assinaram um termo de cooperação com o objetivo de ampliar a internacionalização das empresas de tecnologia do Vale do Pinhão.
Com sede em Roterdã, a empresa já auxiliou, com seu serviço de soft landing - apoio para outras organizações se expandirem internacionalmente, principalmente para a Europa – 800 empresas de 45 diferentes países.
“Essa iniciativa de aproximarmos ainda mais a uGlobally do Vale do Pinhão facilitará a inserção de empresas curitibanas no mercado global, tornando-as ainda mais competitivas”, ressaltou o superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro.
Suporte ao Vale do Pinhão
O presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, destacou que a manutenção dos laços criados pelos CEOs das duas empresas com o ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, foi fundamental para que a Prefeitura busque oportunidades internacionais para negócios da capital paranaense.
“As reuniões foram muito produtivas e deixaram claro que os talentos globais de Curitiba são agradecidos ao Vale do Pinhão. Por isso, pretendem gerar benefícios e suporte para internacionalização de empresas curitibanas, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e geração de renda”, disse Paixão.
Os compromissos foram firmados no B.Amsterdã, maior hub de inovação da capital holandesa e um dos maiores da Europa.
A comitiva da Prefeitura de Curitiba fez uma visita técnica no local, que abriga muitas das empresas que chegam na Holanda com auxílio da uGlobally e com o incentivo da StartupBootCamp.