Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Investimentos internacionais

Curitiba faz parcerias com empresas da Holanda comandadas por integrantes do Vale do Pinhão

Curitiba faz parcerias com empresas holandesas comandadas por integrantes do Vale do Pinhão. Foto: Divulgação

⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Prodígios do ecossistema de inovação de Curitiba - Vale do Pinhão - que comandam empresas na Holanda assinaram parcerias com Curitiba para ampliar a visibilidade internacional de negócios instalados na capital paranaense e a estudar a possibilidade de aporte de recursos de aceleradora.

Uma das parcerias de Curitiba foi firmada, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com uma das maiores redes globais na aceleração de empresas, a StartupBootCamp; outra, com startup uGlobally, ambas no último sábado (22/3), em Amsterdã (Holanda).

“Com estes protocolos de intenções, a Prefeitura amplia ações de apoio às empresas de base tecnológica de Curitiba, apresentando produtos e serviços para outros países e buscando novas formas de serem incentivadas a se desenvolverem”, destacou o vice-prefeito, Paulo Martins.

A assinatura foi realizada por Martins, pelo superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro, e pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, no retorno ao Brasil após a participação na 12ª edição do Smart City Summit & Expo (SCSE), em Taiwan.

Aceleradora de empresas

A parceria com a StartupBootCamp visa um estudo de viabilidade com o objetivo de a aceleradora realizar aportes financeiros em empresas de base tecnológica do Vale do Pinhão.

A aceleradora tem um portfólio de 1,6 mil empresas aceleradas por meios de fundos, avaliadas em 5,6 bilhões de euros em investimentos (R$ 34,6 bilhões) e é uma das maiores redes globais de aceleradores com sede em Amsterdã e representações por todo o mundo, inclusive no Brasil.

O CEO da empresa é o curitibano Kauan von Novak, que vive na capital holandesa. A assinatura da parceria foi feita pela também curitibano Giovanni Vaccari, diretor para a Holanda e para o Brasil da StartupBootCamp.

No Brasil, a empresa é representada pela Academic Ventures, que tem como sócios o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel, e sua filha, Gisah Akel.

Internacionalização de Curitiba

A uGloblally foi fundada em 2016, em Curitiba, por Rodrigo Olmedo. Com a startup, a SMDEI e a Agência assinaram um termo de cooperação com o objetivo de ampliar a internacionalização das empresas de tecnologia do Vale do Pinhão.

Com sede em Roterdã, a empresa já auxiliou, com seu serviço de soft landing - apoio para outras organizações se expandirem internacionalmente, principalmente para a Europa – 800 empresas de 45 diferentes países.

“Essa iniciativa de aproximarmos ainda mais a uGlobally do Vale do Pinhão facilitará a inserção de empresas curitibanas no mercado global, tornando-as ainda mais competitivas”, ressaltou o superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro.

Suporte ao Vale do Pinhão

O presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, destacou que a manutenção dos laços criados pelos CEOs das duas empresas com o ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, foi fundamental para que a Prefeitura busque oportunidades internacionais para negócios da capital paranaense.

“As reuniões foram muito produtivas e deixaram claro que os talentos globais de Curitiba são agradecidos ao Vale do Pinhão. Por isso, pretendem gerar benefícios e suporte para internacionalização de empresas curitibanas, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e geração de renda”, disse Paixão.

Os compromissos foram firmados no B.Amsterdã, maior hub de inovação da capital holandesa e um dos maiores da Europa.

A comitiva da Prefeitura de Curitiba fez uma visita técnica no local, que abriga muitas das empresas que chegam na Holanda com auxílio da uGlobally e com o incentivo da StartupBootCamp.