O plano de operações de segurança a ser colocado em prática para Curitiba receber a reunião do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, foi apresentado ao prefeito Rafael Greca nesta segunda-feira (11/3). A partir de contribuições de cada instituição de segurança pública envolvida no planejamento, foram definidas tarefas a serem executadas para a escolta de autoridades e segurança no perímetro de realização dos eventos.
“Vamos receber autoridades de grande representação e é muito importante que tudo transcorra bem, o que procuramos fazer na cidade desde a visita do Papa João Paulo II, em julho de 1980”, relembrou Greca. A reunião, com representantes do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, acontece entre quarta-feira (13/3) a sexta-feira (15/3) em Curitiba.
O esquema de segurança foi apresentado pelo comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Valmor Anderson Pereira, e pelo comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Naasson Polak. “Estamos trabalhando juntos em um grande evento, da mesma forma como procuramos desempenhar nossas atividades diárias, conjuntamente com as polícias”, disse o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Durante os três dias de evento, vice-ministros de relações internacionais dos países que compõem o bloco vão discutir assuntos relacionados ao comércio e cooperação mútua, no Salão de Atos do Parque Barigui. Um coquetel diplomático, no Memorial de Curitiba, também faz parte da programação.
Integração
O prefeito Rafael Greca aproveitou a reunião de trabalho para agradecer a integração entre Guarda Municipal e Polícia Militar durante os eventos no feriado de carnaval. “Esse trabalho conjunto é muito importante no sentido de mostrar que as famílias podem frequentar e se divertir no Centro Histórico. Não tivemos ocorrências graves, graças ao esplêndido trabalho de guardas e policiais”, avaliou Greca.
Participaram da organização do esquema de segurança e da reunião desta segunda-feira (11/3) representantes do Itamaraty, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Civil, Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito (Setran), Defesa Civil de Curitiba, Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).