Prefeito da cidade eleita a mais inteligente do mundo e anfitriã do Smart City Expo 2023, Rafael Greca ressaltou, na cerimônia de abertura do evento, nesta quarta-feira (20/3), que projetos e programas das smart cities devem ir além da tecnologia digital, reforçando sua função social e humana.
“Bem-vindos a Curitiba, cidade inteligente que tem coração. Usamos a inovação como método de gestão desde 2017 e aqui ela vale para todos, é um processo social. Uma cidade, para ser inteligente, tem de ser boa para seu povo, tem de ter coração", disse Greca aos participantes do evento - gestores públicos do Brasil e exterior, empresários que promovem soluções inovadoras para os municípios, pesquisadores, acadêmicos.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
Reinventando cidades para todos
A mensagem de boas-vindas do prefeito vai ao encontro do tema deste ano do fórum – Reinventando Cidades para Todos. O Smart City Expo torna a capital curitibana centro internacional das discussões sobre cidades inteligentes e vai até sexta (22/3), no Centro de Eventos do Parque Barigui.
“Queremos que a cidade seja permanentemente reinventada. A reinvenção de Curitiba envolve a perspectiva de ações diante do aquecimento global e a busca da justiça social. Uma cidade tem de fazer frente aos desafios climáticos e tem de cuidar da população”, disse.
Greca destacou ações da Prefeitura de Curitiba que promovem a inovação, a reinvenção da cidade e a melhoria da vida das pessoas: os Faróis do Saber e Inovação, na Educação; o plantio de 500 mil árvores, o uso de novas energias e painéis fotovoltaicos, como na Pirâmide Solar de Curitiba, o avanço da matriz verde e a elaboração do PlanClima, no Meio Ambiente; a eletrificação do transporte público; a criação do Bairro Novo da Caximba e da Reserva Hídrica do Futuro, as intervenções urbanas para o Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste, no planejamento urbano; as Mesas Solidárias, os Restaurantes Populares, o Câmbio Verde, as 160 Hortas Urbanas e as duas Fazendas Urbanas, na Segurança Alimentar; a Muralha Digital, na Segurança Pública; o Hipervisor Urbano, na gestão com a inteligência artificial; o Vale do Pinhão e o Tecnoparque, no fomento à inovação e ao desenvolvimento social e econômico; o Aplicativo e a Central Saúde Já; na Saúde.
Troféu em casa
O prefeito destacou a importância da inovação em programas como o Fala Curitiba, que incentiva e amplia a participação popular na definição das prioridades do orçamento municipal.
Em fevereiro, o Fala Curitiba venceu o prêmio o Government Excellence Awards (Prêmio Excelência em Governo), promovido pelos Emirados Árabes Unidos, na categoria Engajamento Cívico e Empoderamento da Comunidade. Na ocasião, o troféu foi recebido pelo embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Sidney Romero.
O diplomata trouxe o símbolo da premiação a Curitiba e o entregou durante a Cerimônia de Abertura do Smart City Expo Curitiba ao prefeito da capital paranaense.