Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações internacionais

Curitiba é selecionada como cidade-modelo em projeto da ONU

Curitiba foi eleita a Cidade Mais Sustentável da América Latina em 2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Para celebrar o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou as cidades escolhidas para participar do projeto Generation Restoration. Junto a outras 18 cidades do mundo, Curitiba foi selecionada para a iniciativa, que incentiva esses municípios a restaurar o vínculo essencial entre cidades e natureza e ajudar a amenizar os problemas climáticos.

“Curitiba tem a honra de ser reconhecida como uma cidade Modelo no Projeto Generation Restoration e tem orgulho de fazer parte desta jornada transformadora. À medida que as cidades se expandem, enfrentamos desafios como ilhas de calor urbanas, poluição do ar e da água e perda de biodiversidade. Por meio deste projeto, pretendemos compartilhar nossas experiências na mitigação desses desafios e transformá-los em oportunidades”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

“Ao restaurar nossos ecossistemas urbanos, não apenas melhoramos o meio ambiente, mas também o bem-estar de nossos cidadãos, promovemos a coesão da comunidade e incentivamos o crescimento econômico”, completou Greca.

Ao participar do projeto, a capital paranaense deve adotar Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para restaurar o vínculo essencial entre cidades e natureza, e diminuir os efeitos adversos das mudanças climáticas nas comunidades urbanas.

A iniciativa é uma contribuição para a Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas e o Quadro Global de Biodiversidade.

Projeto Generation Restoration

O Generation Restoration vai acontecer durante três anos, de 2023 a 2025, e busca alternativas para superar desafios políticos, técnicos e financeiros, e assim promover a sustentabilidade, principalmente nas áreas urbanas.

O projeto tem dois focos principais: incentivar investimentos públicos e privados para melhorar o ecossistema através das Soluções Baseadas na Natureza (SbN); e encorajar grandes empresas e entidades públicas a promover novas iniciativas sustentáveis.

Cidades selecionadas

Entre as 19 participantes, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolheu oito municípios para embarcar em projetos piloto inovadores para restaurar seus ecossistemas urbanos. Cada uma delas receberá investimentos de até 100 mil dólares para impulsionar seus projetos de restauração. Confira as oito cidades-piloto:

Sirajganj, Bangladesh
Manaus, Brasil
Douala, Camarões
Samborondón, Equador
Quezon, Filipinas
Kochi, Índia
Cidade do México, México
Dakar-Plateau e Thies, Senegal

Essas cidades-piloto receberão apoio das 11 demais cidades, que são líderes na área de restauração de ecossistemas e estão na linha de frente para lidar com os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas e da perda de ecossistemas vitais.

"Curitiba é uma dessas 11 cidades-modelo, por impulsionar a biodiversidade urbana e a vegetação. O trabalho feito por Curitiba sempre é ressaltado para organizações internacionais pela Prefeitura", explicou Guilherme Zuchetti, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

Veja as 11 cidades-modelo:

Cidade do Cabo, África do Sul
Curitiba, Brasil
Toronto, Canadá
Yangzhou, China
Barranquilla, Colômbia
Glasgow, Escócia
Seattle, EUA
Iloilo, Filipinas
Paris, França
Kanazawa, Japão
Istambul, Turquia

Curitiba como referência

Com diversas ações que visam à recuperação do ambiente urbano, redução de emissões de gases e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, a capital paranaense foi eleita a Cidade Mais Sustentável da América Latina em 2022, e é referência nacional no assunto.

A cidade tem iniciativas como a Pirâmide Solar de Curitiba, Bairro Novo da Caximba, Amigo dos Rios, 100 mil árvores e a eletromobilidade no transporte coletivo com os futuros Inter 2 e BRT elétricos. Essas ações estão alinhadas ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Além disso, Curitiba tem um eficiente Plano de Gestão Integrada de Resíduos, sendo referência em manejo, coleta e transporte de resíduos e limpeza urbana para o Brasil e o mundo.