Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela intensificação de períodos de chuvas severos, a Prefeitura de Curitiba trabalhou estrategicamente, nos últimos oito anos, para garantir a segurança da população e preservar a infraestrutura da cidade. Sob a gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, 37 obras foram concluídas e outras 6 estão em andamento, pelo programa Curitiba Contra Cheias.
Com investimentos de aproximadamente R$ 290 milhões, diversas melhorias foram realizadas na área de Pontes e Drenagem para mitigar os efeitos das tempestades e prevenir alagamentos.
“O programa Curitiba Contra Cheias reflete o nosso compromisso em proteger Curitiba das adversidades climáticas e melhorar a qualidade de vida nos bairros. É uma ação de cuidado com a cidade e com o futuro”, diz prefeito Rafael Greca.
Os avanços na macrodrenagem incluíram implantações ou modernizações nos sistemas de escoamento, construção e manutenção de pontes e outras intervenções estruturais que minimizam os impactos de enchentes em áreas vulneráveis da cidade.
O programa reforçou a construção e manutenção de estruturas essenciais para conter os efeitos das grandes ondas de chuva, um desafio particular para Curitiba, que é atravessada por diversos rios e córregos. As ações preventivas e corretivas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), visam preparar Curitiba para os desafios das mudanças climáticas, reduzindo o impacto das chuvas intensas e promovendo mais segurança para todos os curitibanos.
“Combinamos planejamento e tecnologia para oferecer soluções eficazes, principalmente nas regiões mais críticas. Esse é o resultado de um trabalho integrado e comprometido com a cidade”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
As obras são muito comemoradas pelos moradores. A aposentada Maria Eunice de Souza Albino e a neta Maria Letícia de Souza Albino, moradoras da Rua Aristides Borsato ficaram satisfeitas com a intervenção que era muito aguardada pela comunidade.
“Eu comemoro ver esse trabalho pra tirar a gente do sufoco. Não vai mais dar enchente, fizeram tudo muito reforçado que é pra não deixar mais o rio subir”, diz Maria Eunice.
“Foram anos solicitando para a Prefeitura, esperando por isso, mas está valendo a pena. A vó e todos lá em casa acham que vai ficar muito bom”, reforça Maria Letícia.
Obras emergenciais
Além do trabalho preventivo, nos últimos 8 anos, as equipes da Prefeitura trabalharam para corrigir os danos ocasionados pelos altos volumes pluviométricos.
Paralelamente à execução de grandes obras, o município realizou mais de 16.300 serviços de manutenção entre eles 44,2 km de implantação, substituição e manutenção de galerias, quase 470 km de limpeza e desassoreamento de rios e córregos, cerca de 30 km de limpeza e desobstrução de galerias, mais 4 km de contenções estruturais utilizando técnicas de engenharia de ponta além de 1.220 intervenções em pontes e passarelas, garantindo segurança e funcionalidade.
Obras concluídas
- Rua Aviador Armin Buhrer (Uberaba) - implantação de galeria de águas pluviais entre as ruas Velcy Boliver Grandó e Olindo Caetani.
- Rua Jaime Veiga (Seminário) - implantação de galeria de águas pluviais.
- Rua Aristides Borsato (Fazendinha) - implantação de canal em “U” para estabilização dos taludes no Córrego Vila Formosa.
- Rio Cascatinha (Santa Felicidade) – implantação de galerias celulares no Rio Cascatinha entre as ruas Carlos V. de Camargo e Marchanjo Bianchinni.
- Rua Waldemar Loureiro Campos (Boqueirão) – implantação e galeria de água pluvial entre a Rua Vereador Aurelino Mader Gonçalves e o Ribeirão dos Padilhas.
- Rio Pilarzinho (Bom Retiro e Mercês) - galeria reservatório na Rua Henrique Itiberê da Cunha e perfilamento do leito do rio.
- Rio Bacacheri Mirim (Bacacheri e Tingui) - perfilamento e contenção de taludes, reservatório de detenção e galeria celular.
- Córrego Jardim Natália (Cajuru) - estrutura de contenção de talude.
- Terminal do Boqueirão - bacia de contenção a partir de tubulações paralelas.
- Rio Bacacheri (Boa Vista) - muro de contenção em gabião em dois pontos do leito do rio.
- Ribeirão dos Müller (CIC e Boqueirão) - bacia de detenção e galeria celular.
- Conjunto Olarias (Campina do Siqueira) - 782 metros de conduto forçado.
- Rio Juvevê (Centro e Alto da XV) - galerias de detenção.
- Rio Barigui (Fazendinha, Campo Comprido, CIC, Tatuquara e Caximba) - perfilamento de 22 km do canal e alinhamento de fundo do rio, desde sua foz.
- Rio Mossunguê (Campo Comprido) - bacia de detenção, passarelas, muro, ponte, parque, paisagismo e recuperação de mata ciliar.
- Novas galerias de águas pluviais nas ruas Tenente Tito Teixeira de Castro (Boqueirão); Nabal Guimarães Barreto (São Braz); José Mendes Sobrinho, Ludovico Zanier e Nelson Borba (CIC); Lodovico Geronazzo (Boa Vista).
Obras em andamento
- Rio Mossunguê (Mossunguê) – execução de bacia de detenção, incluindo diques de contenção, estruturas de controle, muros de contenção, passarela, ponte, parque, paisagismo e recuperação da mata ciliar.
- Rua Dr. Estevam Ribeiro de Souza Netto (Cajuru) – implantação de galeria celular em U
- Rua Jornalista Alceu Chichorro (Bairro Alto) - implantação de galeria de águas pluviais.
- Rios Pinheirinho e Vila Guaíra e Córregos Curtume e Av. Henry Ford (Pinheirinho e Guaíra).
- Conclusão da execução de canal de concreto armado e conclusão da execução de condutos forçados em PEAD.
- Rio Pilarzinho (Pilarzinho) - construção de bacia de detenção entre as ruas Mamoré e Solimões.
Destaques
- 37 obras concluídas e 6 em andamento no âmbito do programa Curitiba Contra Cheias (2017-2024).
- R$ 290 milhões de investimento em obras
- 44,2 km de implantação, substituição e manutenção de galerias.
- 470 km de limpeza e desassoreamento de rios e córregos.
- 30 km de limpeza e desobstrução de galerias.
- 4 km de contenções estruturais com técnicas avançadas de engenharia.
- 1.220 intervenções em pontes e passarelas.