Nesta semana, Curitiba é palco de um importante evento esportivo internacional: a Taça Brasil de Ciclismo de Pista, que ocorre no Centro de Esporte e Lazer Velódromo, no Jardim Botânico. A competição,que conta com o apoio da Secretaria Muncipal de Esporte, Lazer e Juventude, vai até domingo (30/7) e além de brasileiros tem competidores de mais seis países da América do Sul.
A entrada para ver as provas é gratuita. Nesta sexta-feira (28/7), as corridas vão das 14h às 19h. No sábado (29/7), das 9h às 12h e das 14h às 19h. Já no domingo (30/7), as provas ocorrem das 9h às 14h.
O torneio está em sua terceira edição e inclui cinco modalidades: Velocidade Individual, Keirin, Omnium, Madison e Eliminação. Os resultados contam pontos para o ranking mundial do ciclismo e ajudam a classificar o Brasil para a Olimpíada de Paris, em 2024.
O ciclista curitibano Ricardo Pereira, de 24 anos, começou a sua trajetória fazendo as aulas promovidas pela Prefeitura no Velódromo e agora espera alavancar a sua carreira nesta edição do torneio.
“Eu comecei tudo aqui, então é muito legal 'correr' em Curitiba, porque é o meu quintal de casa e ainda contribui com o esporte local. A pontuação que pode vir também é muito importante e pode nos levar às grandes competições da Europa”, conta Ricardo.
A atleta Paula Molina, de 25 anos, veio do Chile e está aproveitando as oportunidades na competição e também na cidade.
“É muito difícil encontrar competições como essa, com boa estrutura e com tanta ajuda da organização. A cidade também é linda, tanto gosto que fui a primeira atleta a se inscrever no tour por Curitiba”, disse Paula, que vai participar de um passeio por atrativos curitibanos promovido pelo Instituto Municipal de Turismo aos competidores.
Incentivo de Curitiba
A Prefeitura de Curitiba vem promovendo ações que fomentam diversas modalidades para se tornar a Capital do Esporte. Em 2023, o município já apoiou 70 eventos esportivos e deve passar de 100 até o fim do ano.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Carlos Eduardo Pijak Jr, explica essa política da Prefeitura: “A atração de grandes eventos esportivos, como a Taça de Ciclismo, vem ao encontro da política de gestão em desenvolver o esporte, gerar receitas e dividendos para o município, para transformar Curitiba na Capital do Esporte”, disse.
Thiago Soares, árbitro de ciclismo e um dos responsáveis pela organização da competição, conta que a cidade apoia muito a prática da modalidade e que aqui ainda vão surgir grandes nomes deste esporte. “Curitiba é uma das poucas cidades com um velódromo público, aberto para que todos os cidadãos possam conhecer e apreciar este esporte. Por essa razão, um evento dessa magnitude acontece todos os anos na cidade.”
Soares também valoriza a importância de incluir atletas de outros países em provas tão relevantes no esporte. “Esse torneio é muito importante pela pontuação, mas também pelo intercâmbio. Muitos dos atletas de fora não têm esse apoio e estrutura, e aqui isso fica mais acessível,” explica Soares.
Reformas
Para se adequar a competições internacionais, a Prefeitura promoveu obras no Velódromo no último ano, com reparos no piso e a nova pintura ao espaço. Recentemente, a iluminação da pista também teve melhorias, permitindo o acontecimento de corridas noturnas.