Até o dia 29 de outubro, Curitiba e mais 57 municípios paranaenses vão promover atividades, palestras, workshops e ações com o objetivo de disseminar boas práticas e soluções para minimizar o impacto dos resíduos. As ações fazem parte da Semana Lixo Zero Paraná, que foi lançada nesta sexta-feira (20/10), no Memorial de Curitiba.
Toda a programação e as atividades que serão feitas podem ser acompanhadas na Plataforma de Mobilização Social do Paraná Lixo Zero. Entre as ações haverá plantio de árvores, limpeza de rios e praias e oficinas de compostagem.
Nesta sexta-feira (20/10) também foi assinado o decreto que vai criar programas do Lixo Zero em mais quatro cidades do Paraná: Campina Grande do Sul, Piraquara, Marmeleiro e São Pedro do Ivaí.
Mobilização da sociedade
Curitiba é uma referência nacional na gestão dos resíduos sólidos e desde 2015 tem a lei municipal 14.767 que institui no calendário oficial do município a Semana Lixo Zero. A secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Oliveira Dias, ressaltou a importância das ações para mobilizar a população.
“Mais que um conceito, o Lixo Zero é um movimento para unir pessoas e a sociedade para o que buscamos, que é alcançar a meta do Lixo Zero. Curitiba é pioneira na reciclagem no Brasil”, disse Marilza. “Sem a mobilização da sociedade não conseguimos resultados”, definiu a secretária.
Durante o evento desta sexta-feira (20/10), catadores do Ecocidadão expuseram materiais para explicar como funciona o programa, que conta com cerca de mil associados beneficiados. Os barracões recebem o material da coleta feita pelos caminhões do Lixo que Não é Lixo, além do material entregue diretamente pela população ou por empresas e condomínios próximos aos barracões. Nos locais, é feita a separação, triagem e venda para reciclagem e reaproveitamento. Cada associação recebe um valor por tonelada entregue.
Também estavam expostas orientações sobre compostagem, separação correta do lixo, como reciclar os resíduos e preservação dos rios e mares. A Família Folhas reforçou a mensagem da sustentabilidade ambiental e foi a sensação na hora das fotos com crianças e adultos.
Paraná Lixo Zero
O Paraná Lixo Zero atua na integração de vários segmentos presentes na sociedade como: poder público, setor empresarial, terceiro setor, universidades e cidadão, potencializando ações socioambientais na temática Lixo Zero com objetivo de compartilhar soluções, boas práticas e debater como cada setor da sociedade está agindo para alcançar o Lixo Zero, promovendo a sensibilização sobre a redução, reutilização, compostagem e reciclagem de resíduos.
“Esse é um movimento de união, uma causa comum para que toda a sociedade evolua. Neste ano são 58 municípios desenvolvendo ações durante a Semana Lixo Zero Paraná”, afirmou Flávia de Sá Sotto Maior, cofundadora do Paraná Lixo Zero.
Presenças
Também participaram do evento de lançamento da Semana Lixo Zero Paraná, os prefeitos de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti, que também é presidente da Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba; de Piraquara, Josimar Knupp Fróes; a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri; a cofundadora do Paraná Lixo Zero, Iracema Bernardes; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel de Campos; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; o diretor de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus; os administradores regionais do Portão/Fazendinha, Gerson Gunha; do Cajuru, Narciso Doro Junior; e da CIC, Raphael Keiji Assahida; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o coordenador nacional do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Carlos Alencastro Cavalcanti; e a vereadora Maria Letícia.