Curitiba recebeu nesta quinta-feira (27/10) o troféu de uma das sete Comunidades Mais Inteligente do Mundo 2022, segundo o Prêmio Intelligent Community Forum (ICF), sendo, pelo segundo ano consecutivo, a única cidade da América do Sul selecionada para o Top 7. A premiação foi entregue durante o IFC Global Summit 2022, no Ohio State House, sede do governo estadual de Ohio (Ohio, EUA).
“Digo e repito que a inovação só vale se for instrumento de transformação social e de igualdade de oportunidades. Com base nisso, construímos, nos últimos anos, um trabalho realizado por muitas mãos que hoje é coroado neste reconhecimento mundial de, mais uma vez, estar entre as sete Comunidades Mais Inteligentes do mundo. Formamos um ecossistema inteligente, criativo, resiliente, com humanidade, sustentabilidade e com uso da tecnologia a favor dos cidadãos”, celebrou o prefeito Rafael Greca.
Representando o prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss recebeu o troféu, ao lado de representantes das outras seis cidades finalistas: Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália).
Nova Taipei conquistou o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2022.
Evolução progressiva
O desempenho de Curitiba neste ranking foi progressivo nos últimos quatro anos. Este é o segundo ano consecutivo em que a capital paranaense figurou entre no Top 7 das comunidades do mundo finalistas desta premiação.
Em 2019 e 2020, classificou-se no ranking das 21 comunidades mais inteligentes pelo ICF. A evolução é resultado do investimento da cidade em iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social.
A prefeitura tem investido em energias renováveis, mobilidade ativa, serviços públicos na palma da mão do cidadão, revitalização urbana e projetos de diminuição da emissão de carbono até 2050.
Cidade e comunidade inteligente
O título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento de um ecossistema inovador na cidade.
Entre as premiações, em 4/10, Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022. Em junho, foi apontada como a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo, segundo o ranking de Cidades Sustentáveis da revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo.
Comunidade Mais Inteligente
O Prêmio Intelligent Community Forum (ICF) reconhece, anualmente, ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.
O ICF é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.
Na fase final, Curitiba e as outras seis comunidades finalistas foram avaliadas individualmente, com uma visita virtual do comitê avaliador do ICF, considerando seis eixos: conexão, sustentabilidade, trabalho, inovação, inclusão e engajamento.
Nos dias 31/8 e 1º/9, a cidade fez uma apresentação detalhada dos projetos que colocaram em destaque como comunidade inteligente global. Na ocasião, Greca salientou diversos programas e ações da Prefeitura de Curitiba, entre elas:
Vale do Pinhão
Curitiba sempre foi exemplo de inovação: historicamente, é referência em mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano. Esse escopo vem sendo ampliado para áreas transformação tecnológica com foco em cidade inteligente e empreendedorismo de impacto social. Com esse objetivo, a prefeitura criou, em 2017, Vale do Pinhão.
CONFIRA AQUI as ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão
O movimento Vale do Pinhão é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e envolve secretarias municipais, universidades, aceleradoras, incubadoras, startups, fundos de investimento e centros de pesquisa e desenvolvimento para potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, tecnologia e economia criativa.