Curitiba foi destaque na 3º edição do Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (MG), que termina nesta sexta-feira (27/10). Com o tema O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis, o objetivo foi debater aspectos que envolvem a alimentação, acesso aos alimentos, produção e comercialização.
A cidade foi representada no evento pelo diretor de Estratégias da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, que apresentou as políticas públicas de Curitiba durante o painel sobre Sistemas alimentares sustentáveis e regiões metropolitanas.
Felipe destacou a importância de Curitiba ter sido uma das cidades escolhidas para apresentar os resultados dos programas de Segurança Alimentar. “As pessoas querem ouvir sobre a experiência de Curitiba e o sucesso deste modelo com visão estratégica metropolitana de programas como os Armazéns da Família e o Sacolão, sobre a Fazenda Urbana, Câmbio Verde, Mesa Solidária, as Escolas de Segurança Alimentar e os Jardins de Mel. Foi uma excelente oportunidade”, disse o diretor.
O seminário é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte em conjunto com ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, entre outros parceiros.
O objetivo é a formação, a divulgação de conhecimento e a conexão em rede de agentes estratégicos para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e justos, pautados pelos princípios da agroecologia, da alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional. Busca, também, valorizar a agricultura familiar e urbana, a gastronomia e a cultura alimentar, em prol da construção de uma cidade sustentável.