As soluções encontradas por Curitiba na gestão de resíduos foram destacadas no 32º congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, que aconteceu de 21 a 24 de maio, em Belo Horizonte (MG).
O diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Antonio Carlos Gerardi, apresentou como a capital paranaense faz a gestão integrada de resíduos sólidos. O painel aconteceu na terça-feira (23/5).
Gerardi explicou como Curitiba e o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), que reúne a capital e outros 23 municípios da região metropolitana, estão trabalhando para avançar no uso de resíduos sólidos urbanos para geração de energia limpa.
No dia 10 de maio, o prefeito Rafael Greca assinou um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A assinatura representa o passo final do projeto do novo sistema de tratamento de resíduos de Curitiba e Região Metropolitana.
“O Congresso da Abes em Belo Horizonte foi mais uma oportunidade de divulgação do trabalho feito pela Prefeitura de Curitiba, bastante elogiado pelos outros palestrantes e participantes do painel”, afirmou Gerardi.
Congresso
O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) teve como objetivo debater resíduos sólidos e economia circular. O mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil foi feito no Expominas, em Belo Horizonte, e reuniu os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento.