Com o título “O que é uma cidade inteligente e quais são seus exemplos no Brasil e no mundo?”, o jornal Valor Econômico desta sexta-feira (21/2) publicou uma reportagem que coloca Curitiba como modelo por suas ações de inovação, não somente em serviços com tecnologias digitais, mas por soluções criativas e que melhoram a vida das pessoas.
A reportagem foi destaque na capa do site do jornal - referência nacional em economia, finanças e negócios - e em duas páginas do caderno especial Eu&.
Assinada pela jornalista Helena Carnieri, a reportagem ouviu prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e especialistas em smart cities para explicar aos leitores como a capital paranaense se tornou vencedora das principais premiações internacionais no tema e modelo para outras localidades.
“Gosto de citar esse aplicativo, o Saúde Já, onde o usuário recebe seus exames e marca consultas de forma digital, lado a lado com as 208 hortas urbanas, onde espaços deteriorados são transformados: a Prefeitura doa sementes, e a partir daí a comunidade se une pela produção de alimento saudável”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
A matéria apresentou projetos e serviços municipais que contribuíram para Curitiba ter o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, da Fira Barcelona, em 2023; o primeiro lugar no Government Excellence Awards de 2024, com o programa Fala Curitiba (consulta pública sobre o orçamento), nos Emirados Árabes; o prêmio Urbanismo Pioneiro 2024, do Bilbao Metropoli 30, na Espanha; o World Green City Awards 2024, com o Programa de Agricultura Urbana, na Holanda; e o Seoul Smart City Prize 2024.
Presente e futuro
Além das propostas que colocaram Curitiba em um panteão internacional de cidades-modelo, Eduardo Pimentel destacou na entrevista projetos que quer implantar na cidade, como o conceito do “aluguel social”, inspirado na experiência de Milão (Itália), o apoio à empregabilidade e investimentos em Inteligência Artificial. “Queremos saber, por exemplo, onde estão se desenvolvendo focos de dengue e melhorar o abre e fecha de sinaleiros”, declarou.
Projetos inovadores
A jornalista ouviu a opinião de especialistas do Movimento Pró-Paraná, do iCities, do ICF, da Atech, do Lactec, da UniCuritiba, que lembraram de propostas como os incentivos às startups, o Programa Tecnoparque, o Sandbox Regulatório, o pioneirismo no uso do 5G no país, Bairro Novo da Caximba, Pirâmide Solar, os programas de incentivo ao empreendedorismo como Bom Negócio e Curitiba Empreendedor, Empreendedora Curitibana e os Espaços Empreendedores.
Também lembraram a construção do pensamento inovador de Curitiba ainda nos anos 1970, com a criação do Ippuc e o ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, e até antes, com planos de urbanismo de vanguarda para a cidade.
Foram ouvidos, ainda, especialistas da Weefor, Uninter, PUCPR, UniCuritiba, que apontaram os desafios que Curitiba e outras cidades ainda têm pela frente para seguir inovando para a inclusão de todos na melhoria da qualidade de vida.