Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Desenvolvimento Sustentável

Curitiba é capital melhor classificada no cumprimento dos ODS da ONU

Curitiba é capital que mais bem colocada no cumprimento dos Objetivos Sustentáveis da ONU.

 

Curitiba é a capital brasileira melhor classificada no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), divulgado nesta terça-feira pelo portal www.cidadessustentaveis.org.br. Inédito no País, o trabalho foi desenvolvido pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da ONU para monitorar os ODS em seus países-membros.

A formatação do índice envolveu a seleção, coleta e sistematização de dados de 770 municípios brasileiros, incluindo as capitais dos 26 estados e cidades de todas as regiões metropolitanas. No contexto geral, considerando municípios de todos os portes populacionais, Curitiba ficou classificada em 30º lugar entre 770 cidades brasileiras, sendo, até essa posição, a única capital e a única cidade com população acima de 500 mil habitantes.

A nota obtida por Curitiba foi de 66, dentro de uma escala que vai de 0 a 100. Essa nota mensura o desempenho do município no que se refere ao atingimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estando a capital paranaense à frente da metade do caminho para o atingimento de tais objetivos.

“Pioneira em muitas ações de planejamento, Curitiba está integrada às iniciativas mundiais para o desenvolvimento sustentável e ordenado”, afirma a diretora de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Liana Vallicelli.

Na sondagem, foram utilizados 88 indicadores de gestão relacionados aos diversos temas abordados pelos 17 ODS. O levantamento dos dados foi realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com o apoio do CITinova, projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado.

De acordo com Liana, o desempenho de Curitiba se deve ao alinhamento do que está previsto no Plano Diretor, com foco no cumprimento de metas e compromissos que visam a qualidade de vida, a preservação ambiental e a inclusão social. São diretrizes para o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade aplicadas, inclusive, na elaboração do diagnóstico para a revisão dos Planos Setoriais, em curso no Ippuc.

“Para os Planos Setoriais foi selecionada uma série de indicadores e efetuado o alinhamento destes com aqueles previstos para o monitoramento das ODS. Isso demonstra a sensibilidade do Ippuc com o tema e o compromisso de Curitiba no atendimento aos compromissos mundiais de desenvolvimento sustentável”, reforçou a gerente do setor de Monitoração do Ippuc, Mônica Máximo da Silva.

Melhores desempenhos

Dentre os objetivos, Curitiba já atingiu a meta definida para os ODS de número 7 (Energia limpa e acessível), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 12 (Consumo e produção Sustentáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água).

Especificamente no que diz respeito aos indicadores monitorados e alcançados por Curitiba, é possível destacar que há uma ampla cobertura da população por serviços de fornecimento de energia elétrica, de coleta seletiva de resíduos sólidos e por tratamento de esgoto.

A cidade também conta com alto investimento público em infraestrutura e coparticipação da população no atingimento do desempenho, com relação à conscientização no volume de resíduos produzidos e de emissões de CO².

Os resultados representam ainda a pungência de uma matriz econômica voltada a atividades intensivas de conhecimento e tecnologia e destacam a ampla cobertura territorial de Curitiba por áreas verdes.

Pontos de atenção

No que se refere aos objetivos que demandam uma maior atenção, Curitiba ainda acompanha a maioria dos municípios brasileiros. Os objetivos 3, 4, 5, 10 e 16 são os piores avaliados no contexto nacional, apontando as carências encontradas na maioria das cidades e em todas as capitais.

Entre os índices a serem melhorados estão o 2 (Erradicar a fome), 3 (Saúde de qualidade), 4 (Educação de qualidade), 5 (Igualdade de gênero), 10 (Reduzir as desigualdades), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes).

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos
Objetivo 7. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos
Objetivo 14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável