Curitiba começou a testar, nesta quarta-feira (22/6), uma inédita luminária pública inteligente com a antena 5G integrada. A capital paranaense é a primeira cidade do mundo a receber a nova tecnologia de redes móveis, de acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que em parceria com a Prefeitura de Curitiba, o Ministério das Comunicações e a operadora Ligga Telecom estão avaliando a tecnologia na capital através do programa Conecta 5G.
A luminária, que na prática funcionará como um hub de serviços, foi instalada na Avenida Cândido de Abreu esquina com Rua Lysimaco Ferreira da Costa, ao lado da Prefeitura, no Centro Cívico.
“As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 do Vale do Pinhão quanto para o processo de adoção de novos serviços de cidades inteligentes. Por isso, a importância de Curitiba participar do Conecta 5G e testar a tecnologia”, destacou o prefeito Rafael Greca, na cerimônia que marcou o início dos testes, realizada no Palácio 29 de Março.
O evento teve também a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria; do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; além de executivos de empresas parceiras do programa, como Ligga Telecom, Nokia, Juganu e Qualcomm, e outras autoridades.
Greca lembrou ainda que o início dos testes da luminária inteligente se alinha a várias iniciativas do conceito de cidade inteligente adotado pela capital, que busca se desenvolver economicamente e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade de vida de seus habitantes ao gerar eficiência em seus serviços. “A inovação só é válida quando promove um processo social”, reforçou o prefeito.
Sem atrasos
A luminária pública inteligente com a antena 5G integrada foi instalada ao lado da sede da Prefeitura, no Centro Cívico, e permitirá a realização de testes para aplicações da nova tecnologia, trazendo benefícios para a população e empresas, como uma melhor gestão urbana em serviços das áreas como educação, telemedicina e segurança pública, além de impulsionamento da economia local. As conexões são em média 100 vezes mais rápidas que o 4G, com transferência de dados sem atrasos (baixa latência).
A tecnologia que começa a ser testada em Curitiba, na prática, transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como wi-fi o sinal do 5G. O equipamento ainda tem outras funcionalidades voltadas para cidades inteligentes, como câmeras de videomonitoramento, telegestão, reconhecimento facial, gestão semafórica e sensor de ruído.
Nessa fase de testes em Curitiba, a luminária inteligente oferecerá a rede 5G para conexões entre equipamentos urbanos, como semáforos inteligentes, e aplicações empresariais. A população não terá acesso ao sinal 5G, mas poderá usufruir de uma internet de alta qualidade, a partir da rede wifi instalada também no equipamento e serviço fornecido pela Ligga Telecom.
Greca avaliou também que a luminária pública inteligente pode ser o caminho para antecipar o acesso à quinta geração móvel.
“É uma das soluções para a instalação da infraestrutura necessária para a nova rede móvel, que exige elevado número de antenas para que a tecnologia 5G opere nas cidades”, justificou o prefeito.
Como a gestão da iluminação pública é municipal, as prefeituras poderão inclusive gerar receitas acessórias, alugando suas antenas, dentro das luminárias, para as operadoras de telefonia móvel. Além disso, com a integração das antenas 5G às luminárias inteligentes, as cidades poderão criar sua própria infraestrutura de redes 5G e ainda oferecer conectividade rápida para a população.
De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, iniciativas como o Conecta 5G vão ajudar a antecipar a implantação da quinta geração das redes móveis no país, pois as cidades que iam receber o 5G em 2027 ou 2028 poderão se antecipar e adquirir as luminárias inteligentes com as antenas. "A gente está pronto para uma revolução. É muito emocionante para mim saber que nos próximos meses a gente vai ter o 5G funcionando. É nossa missão deixar o Brasil conectado", disse ele.
O ministro anunciou ainda que Curitiba e outras grandes cidades brasileiras têm prioridade na instalação da infraestrutura 5G pelas operadoras de telefonia e que o serviço começará a ser oferecido na capital em agosto.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o melhor lugar para iniciar os testes com a tecnologia 5G é o Paraná e a capital do Estado. “Curitiba é a cidade da inovação, da transformação e do pioneirismo em todas as áreas, principalmente urbana e tecnológica. É considerada uma das dez cidades mais inteligentes do planeta. É um orgulho para nós que o Conecta 5G comece aqui trazendo uma grande transformação na vida das pessoas”, afirmou o governador.
O presidente da ABDI, Igor Calvet, frisou que Curitiba foi escolhida para iniciar o projeto-piloto do Conecta 5G por ser destaque mundial quando o assunto é governança, inovação e tecnologia em cidades inteligentes. “A parceria com uma cidade tão madura como Curitiba vai realmente fomentar o desenvolvimento de novos serviços para os cidadãos e para as empresas”, completou.
Mais 13 cidades
Os testes do projeto-piloto serão realizados em várias faixas da tecnologia 5G, como as de 27.5 e 27.9 GHz (gigahertz) que serão avaliadas em Curitiba, mais próximas da necessidade do setor produtivo, em especial a indústria 4.0. A luminária foi desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu e utiliza a tecnologia de chipset da Qualcomm.
O Conecta 5G inicia em Curitiba e também será implantado em 13 outras cidades brasileiras: Maceió (AL), Juiz de Fora (MG), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE); Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Pato Branco (PR), Foz do Iguaçu (PR), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).
O presidente da Ligga Telecom, Wendell Oliveira destacou ainda que com a nova tecnologia o melhor ainda está por vir na vida das pessoas e nas empresas. “É motivo de grande alegria para nós trazer a primeira luminária 5G do mundo na nossa frequência”, salientou Oliveira.
A Prefeitura de Curitiba, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação e a Ligga Telecom ainda estão definindo novos locais, como ruas e outros espaços públicos, onde serão instaladas nos próximos meses novas luminárias inteligentes com a antena 5G.
Evento
Para mostrar os benefícios da tecnologia, como transmissões em tempo real, durante a cerimônia ocorreu uma apresentação musical do violinista Winston Ramalho tocando próximo à luminária inteligente, na Avenida Cândido de Abreu esquina com Rua Lysimaco Ferreira da Costa, e as autoridades acompanhando simultaneamente na sede da Prefeitura ao som do pianista André Luiz Collini.
A transmissão ocorreu em tempo real, sem atrasos de áudio e vídeo, com o concerto sendo muito aplaudido pelas autoridades no Palácio 29 de Março e também chamando a atenção da população que circulava pela Cândido de Abreu.
“Essa transmissão demonstra que a tecnologia proposta pelo Conecta 5G tem forte potencial para democratizar inovações que produzam resultados cada vez melhores para a população”, reforçou Greca, que deu início ao espetáculo ao fazer uma ligação em celular 5G para o músico que estava próximo à luminária no lado externa da Prefeitura.
Também participaram da cerimônia: o vice governador do Paraná, Darci Piana; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; a secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo; o secretário estadual da Comunicação Social, João de Biasi; o vereador Marcelo Fachinello; o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando de Souza Jamur; o secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Alexandre Jarschel; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; o assessor de articulações políticas da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza; o presidente do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI), Alexandre Amorim; o presidente da Engelux, Hudson Luiz Lopes; o CEO Brasil da Nokia, Ailton Santos Filho; o CEO Brasil da Julgano, Bruno Gemus; o vice-presidente de Relações Governamentais Latam Qualcomm, Francisco Giacomini Soares; o gerente de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstain; e o diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), Jeferson Cheriegate.