Curitiba se tornou a primeira cidade da América do Sul a assinar um termo de compromisso com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade para o projeto Mecanismo de Seguro para Infraestrutura Urbana (UIIF, sigla em inglês de Urban Infrastructure Insurance Facility). A ideia é ter um suporte para casos de desastres climáticos.
A assinatura foi feita pelo prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (20/3), acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Parque Barigui.
O secretário executivo do ICLEI para a América Latina, Rodrigo Perpétuo, e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, também assinaram o termo de compromisso. Agora, Curitiba vai iniciar estudos para a adoção do seguro.
“Nós estamos assinando com o ICLEI um termo de convênio para a cooperação, para gerar seguros de resiliência contra catástrofes climáticas. Isso é um benefício muito grande para cidades como Curitiba, Buenos Aires, Bogotá, Medelín e outras da América Latina. Isso é altamente importante para a nossa cidade”, disse Greca.
Segundo o secretário executivo do ICLEI para a América Latina, Rodrigo Perpétuo, esse é um grande passo que Curitiba dá no combate às mudanças climáticas. “Curitiba é a primeira cidade da América do Sul a assinar essa parceria. Então, pioneira mais uma vez”, afirmou Perpétuo.
Como funciona
O projeto Mecanismo de Seguro para Infraestrutura Urbana, financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento KfW em parceria com a Secretaria Mundial do ICLEI, tem por objetivo apoiar as cidades na proteção de sua infraestrutura crítica e dos moradores mais vulneráveis à mudança do clima.
Trata-se de uma iniciativa pioneira e multissetorial, que permite às cidades a aquisição de um seguro personalizado, voltado para a resiliência urbana local. O Mecanismo de Seguro para Infraestruturas Urbanas atua como um facilitador aos municípios, ao permitir que acessem recursos financeiros rapidamente após eventos climáticos extremos.
“Esse termo de compromisso vai garantir a implantação desse projeto de segurança para as mudanças climáticas em Curitiba”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, também participou da reunião.
O encontro fez parte das discussões sobre inovação que estão acontecendo no Smart City Expo Curitiba 2024, que acontece até sexta-feira (22/3), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.