Nesta quarta-feira (9/4), integrantes do ecossistema Destino Turístico Inteligente de Curitiba se reuniram no Pinhão Hub, no Rebouças, para apresentar as ações do mês e promover aproximação do trabalho com o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba.
O evento reuniu representantes do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Agência Curitiba, Sebrae-PR, Fecomércio, guias de turismo, academia, empresas do setor privado e membros de outras secretarias municipais.
O encontro foi iniciado com uma apresentação da Agência Curitiba e do Vale do Pinhão pela gestora de talentos da Escola de Inovação de Curitiba, Yesica Vecchi. "Não existe Destino Turístico Inteligente em uma cidade que não é inteligente, e para isso é preciso haver políticas pensadas e centradas no turista, mas também no cidadão, isso acompanhado de tecnologia e experiência”, destacou Yesica.
Soluções inovadoras
Para o coordenador de gestão do modelo DTI e representante do Instituto Municipal de Turismo, Wellington Medeiros, a aproximação com a Agência Curitiba é uma forma de integrar empresas e atores de ambas as áreas para a aplicação de tecnologias inovadoras no setor turístico, seguindo uma tendência de digitalização dos processos.
“Curitiba é referência no seu ecossistema de inovação e a gente quer ter mais soluções que melhorem a experiência do turista como também a gestão do turismo na cidade”, comentou o coordenador.
Durante o encontro, os representantes do Ecossistema DTI também apresentaram e discutiram as ações mensais dos Grupos de Trabalho Sustentabilidade Acessibilidade Mobilidade e Transporte; Governança Segurança; Marketing Criatividade Experiência; e Tecnologia e Inovação.