Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte do futuro

Curitiba destaca inovações de mobilidade em evento nos EUA

Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc, debate com especialistas do mundo todo as inovações da mobilidade sustentável em Curitiba. Foto: Divulgação

A mudança da matriz energética do transporte coletivo, um dos requisitos para a nova concessão em Curitiba para reduzir as emissões de CO2 e promover a descarbonização da frota, está entre os temas discutidos até esta quinta-feira, (13/3) na 22ª edição do Transforming Transportation, organizado pelo Banco Mundial e pelo WRI Ross Center for Sustainable Cities, em Washington, nos Estados Unidos. A convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme, e a diretora jurídica da Urbs, Heloísa Lopes, participam da conferência com especialistas internacionais para discussões sobre as soluções efetivas para os sistemas de transporte.

Curitiba tem investido na transição da descarbonização da frota de ônibus com emissão zero nos últimos anos, com a contratação de estudos de viabilidade que darão suporte às iniciativas e desafios para a promoção de um sistema sustentável. Atualmente, o município trabalha para garantir empréstimos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o banco de desenvolvimento alemão KfW, com o objetivo de investir na compra de ônibus elétricos e na implementação de infraestrutura de carregamento para a futura concessão de transporte público. Há ainda financiamentos do BID e do New Development Bank (NDB) para o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, focados na execução de obras de requalificação urbana para a operação de ônibus elétricos, nas linhas Inter 2 e no Ligeirão Leste-Oeste.

Além da evolução das análises de infraestrutura, as parcerias e estudos apontam oportunidades de ampliar o desenvolvimento econômico e social, como questões sensíveis a gênero, por exemplo, com a inserção de mais mulheres na operação. Como maior parte de usuárias do sistema – 60% dos passageiros – também é preciso viabilizar o aumento da participação feminina em outros espaços de decisão, seja no mercado, no planejamento urbano ou na elaboração de políticas públicas de mobilidade.

“Acredito que treinamento e parcerias são essenciais para capacitar mais mulheres a prosperar no setor de transporte. Para garantir inclusive que as mais jovens possam não apenas entrar, mas ter sucesso nesse campo, precisamos nos concentrar em criar programas de treinamento acessíveis, fomentar parcerias que apoiem a equidade de gênero e  promover culturas de trabalho que sejam inclusivas e solidárias”, avaliou Ana Jayme, durante o painel sobre empoderamento feminino no setor de transporte.

América Latina e Caribe

Além do Transforming Transportation, Ana também participa do LAC E-Mobility Salon, um evento paralelo organizado pelo BID e o Banco Mundial, em colaboração com o WRI e o C40 Cities. Com o tema "Desbloqueando a transição para o transporte público elétrico na América Latina e Caribe", o objetivo do evento é reunir parceiros e clientes para discutir ações de organizações multilaterais, cidades e outras instituições para acelerar a transição para o transporte elétrico na região.

Ainda em março, nos dias 20 e 21, Curitiba será representada pela presidente do Ippuc na Reunião das Autoridades Regionais e Locais: Liderança Local e Inovação para o Desenvolvimento Territorial Resiliente na América Latina e no Caribe, em Punta Arenas, Chile. O encontro, organizado pela Rede de Cidades do BID, o Governo Regional de Magalhães e a Antártida Chilena e o Ministério da Fazenda do Chile, tem como objetivo fortalecer a liderança dos governos regionais e locais para um desenvolvimento territorial resiliente e sustentável. A agenda se concentrará no planejamento territorial, ciência, inovação e tecnologia, e oportunidades de emprego e treinamento.