A premiação que o programa de horta urbana recebeu no último dia 13/12 coroa um ano marcado por uma série de conquistas que demonstram reconhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas nas mais diversas áreas em Curitiba, bem como o sucesso de curitibanos que representam a capital em competições, mostras, concursos e conferências.
O desempenho ganha importância na medida em que os prêmios, escolha de projetos e destinação de recursos foram concedidos por instituições especializadas em suas áreas de atuação.
Para o prefeito Rafael Greca, as distinções são um importante estímulo para continuidade do trabalho na capital. “Mostram a consistência e apuro dos projetos que estão sendo desenvolvidos na nossa Curitiba”, avalia o prefeito. “E mostram o valor dos curitibanos!”
Os prêmios de inovação e sustentabilidade, por exemplo, vieram do Smart Cities Expo e do C40, organismos internacionais dedicados ao desenvolvimento desses dois setores – nos quais são referência.
As distinções na área de saúde e educação, por sua vez, passam por conselhos técnicos e programas que também representam algumas das principais referências especializadas em suas áreas.
Ao longo de 2018, Curitiba teve pelo menos 25 citações (entre prêmios, citações, projetos selecionados e recursos obtidos) nos mais variados campos de atuação, como Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Inovação. (Veja mais abaixo)
Participação
O município é responsável direto por uma série de ações que desembocaram nessas premiações. Um desses casos é a instalação de placas fotovoltaicas voltadas à produção de energia limpa no antigo Aterro da Caximba. Concorrendo com 120 cidades, ele foi agraciado pela C40, uma organização internacional destinada a fomentar ações que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas, com US$ 1 milhão para estruturação do projeto.
Outro exemplo é o Saúde Já, aplicativo criado pela prefeitura que recebeu o primeiro lugar na categoria “transformação digital” do Latam Smart City Awards 2018, realizado no México com objetivo de destacar iniciativas de cidades inteligentes.
Parcerias
Outras conquistas são fruto do trabalho desenvolvido na capital em várias frentes, que muitas vezes envolvem poder público, iniciativa privada e sociedade civil. É o caso, por exemplo, do reconhecimento de “cidade mais conectada do Brasil”, segundo o Connected Smart Cities, cujo ranking este ano que colocou a capital paranaense no topo do ranking, ultrapassando São Paulo e à frente de 700 municípios brasileiros avaliados.
Estímulo
O município também atua no apoio e estímulo de vários outros projetos que trazem bons resultados para a capital
Recentemente, Curitiba homenageou atletas de diversas categorias com o Mérito Esportivo 2018, destacando as conquistas de cerca de 150 atletas e paraatletas da cidade. A capital foi tricampeã dos Jogos da Juventude do Paraná e heptacampeã dos Jogos Abertos Paraesportivos do Paraná este ano.
Os programas de incentivo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) beneficiam atualmente 11 mil atletas.
Outra iniciativa relevante foi a criação da premiação Viva Inclusão, voltada a promover serviços para pessoas com deficiência. Nesta primeira edição, a iniciativa atraiu 53 projetos, desenvolvidos por instituições públicas e privadas, pessoas físicas, instituições comunitárias e acadêmicas, além de ONGs (organizações não governamentais).
Veja as principais conquistas de Curitiba em 2018:
MEIO AMBIENTE/SUSTENTABILIDADE
INOVAÇÃO
ESPORTE E LAZER
SAÚDE
CULTURA
INCLUSÃO.
ASSISTÊNCIA SOCIAL/FAS
- Em 2018 a FAS recebeu 5 selos Sesi ODS, que premia as melhores práticas desenvolvidas em todo o Estado para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável traçados pela Agenda 30, protocolo internacional assinado em 2015, por 193 países, durante assembleia da ONU.
- Os selos foram para: Programas Liceus de Ofícios, Mobiliza, FAS Aprendiz e o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).
EDUCAÇÃO