De 25 a 28 de outubro, Curitiba vai participar do Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Andong, na província Gyeongsang, na Coreia do Sul.
Desde o ano passado, a capital do Paraná coordena a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). Atualmente são 25 cidades na rede. Curitiba, como coordenadora, é responsável por articular as ações e debates de interesse.
Representarão a capital do Paraná a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e o chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.
“Nossa Curitiba é cidade educadora por vocação. Programas como o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula, e o Fala Curitiba, que destaca a participação cidadã, mostram que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito Rafael Greca.
“É uma grande oportunidade de aprendermos e compartilharmos experiências e boas práticas. O diálogo nos trará mais ferramentas para o trabalho do dia a dia, uma cidade educadora se constrói com muitas ideias e muitas mãos”, avalia Maria Sílvia.
Em 2024, o congresso será realizado em Curitiba. Os preparativos já começaram, com reuniões intersetoriais. “Será muito importante receber esse evento, Curitiba tem suas boas práticas e o intercâmbio de experiências é sempre muito produtivo”, pontua Rodolpho Feijó.
O coordenador executivo das Cidades Educadoras na SME, Nelson Bucker, afirma que uma cidade educadora quebra paradigmas. “Temos que olhar além da área da educação e compreender que essa ideia permeia toda a forma de pensar e administrar a cidade. Separar o lixo, orientações no trânsito ou no cuidado com a saúde fazem parte disso”, destaca Nelson.
Ele também destacou o trabalho para filiar novos membros. O município de Palmeira, nos Campos Gerais, convidado por Curitiba, já integra a rede.
Histórico
A capital do Paraná integra o rol de Cidades Educadoras desde 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países. A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.
Veja mais sobre as Cidades Educadoras na página oficial.
Acesse o Banco de Experiências.