Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidades Educadoras

Curitiba compartilha boas práticas da Educação na Coreia do Sul

Curitiba vai participar do Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Andong, na província Gyeongsang, na Coréia do Sul. Foto: Luiz costa /SMCS (arquivo)

 

De 25 a 28 de outubro, Curitiba vai participar do Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Andong, na província Gyeongsang, na Coreia do Sul.

Desde o ano passado, a capital do Paraná coordena a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). Atualmente são 25 cidades na rede. Curitiba, como coordenadora, é responsável por articular as ações e debates de interesse.

Representarão a capital do Paraná a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e o chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

“Nossa Curitiba é cidade educadora por vocação. Programas como o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula, e o Fala Curitiba, que destaca a participação cidadã, mostram que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito Rafael Greca.

“É uma grande oportunidade de aprendermos e compartilharmos experiências e boas práticas. O diálogo nos trará mais ferramentas para o trabalho do dia a dia, uma cidade educadora se constrói com muitas ideias e muitas mãos”, avalia Maria Sílvia.

Em 2024, o congresso será realizado em Curitiba. Os preparativos já começaram, com reuniões intersetoriais. “Será muito importante receber esse evento, Curitiba tem suas boas práticas e o intercâmbio de experiências é sempre muito produtivo”, pontua Rodolpho Feijó.

O coordenador executivo das Cidades Educadoras na SME, Nelson Bucker, afirma que uma cidade educadora quebra paradigmas. “Temos que olhar além da área da educação e compreender que essa ideia permeia toda a forma de pensar e administrar a cidade. Separar o lixo, orientações no trânsito ou no cuidado com a saúde fazem parte disso”, destaca Nelson.

Ele também destacou o trabalho para filiar novos membros. O município de Palmeira, nos Campos Gerais, convidado por Curitiba, já integra a rede.

Histórico

A capital do Paraná integra o rol de Cidades Educadoras desde 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países. A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.

Veja mais sobre as Cidades Educadoras na página oficial.

Acesse o Banco de Experiências.