A professora da rede municipal de ensino Emilia Devantel Hercules fala das Cidades Educadoras e do programa Comunidade Escola no vídeo desta semana dirigido aos servidores da Prefeitura de Curitiba. O conteúdo audiovisual será exibido, a partir desta quarta-feira (19/7) e faz parte do Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade.
“A cidade educadora é aquela que se preocupa com o bem-estar de todos. Nós, servidores, também somos cidadãos”, ressalta a servidora que integra o Comitê das Cidades Educadoras na Prefeitura de Curitiba.
Desde 2019, Curitiba faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras. Em 2024, a capital paranaense sediará o Congresso Internacional de Cidades Educadoras.
No vídeo, ela enfatiza a importância da saúde de forma integral – física, emocional, social, afetiva. E destaca o papel do programa Comunidade Escola, que mantém escolas abertas aos sábados das 13h às 17h. “O Comunidade Escola é um motor para que a comunidade se desenvolva. É um ponto de encontro e de fomento da educação e da cidadania”, defende.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.