Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Capital da sustentabilidade

Curitiba chega a 400 mil árvores plantadas em desafio da Prefeitura

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do cônsul geral do Japão, Keiji Hamada,do vereador Nori Seto, da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias e cometiva do japão, entrega revitalização da Praça Himeji na Mercês. Curitiba,21/09/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Uma revoada de borboletas brancas marcou o plantio da muda de número 400 mil do desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e a entrega da revitalização da casa de madeira que reproduz um castelo de arquitetura japonesa da Praça Himeji, nas Mercês, nesta quinta-feira (21/9).

No local, o prefeito Rafael Greca plantou uma cerejeira do japão e integrantes de uma comitiva da cidade japonesa de Himeji, uma araucária. A comitiva de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, está na capital a convite da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

O plantio também celebrou o Dia da Árvore e reforça o compromisso de Curitiba na mitigação dos efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas. “Plantei uma cerejeira e os japoneses uma araucária aqui na Praça Himeji, no alto da colina das Mercês”, afirmou o prefeito.

“Pelo jeito a natureza gostou, porque milhares de borboletas, miríades, vieram dizer aqui que a primavera chegou. Onde há borboletas, há flores, e estão chegando as flores. É primavera em Curitiba”, celebrou Greca.

Sustentabilidade

Os personagens integrantes da Família Folhas participaram do evento e mostraram para a comunidade como é importante cuidar do meio ambiente.

Reforma

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente refez toda a estrutura de madeira da casa que reproduz um castelo da cidade-irmã de Himeji na praça das Mercês. Foram usadas placas cimentícias para evitar vandalismos e aumentar a durabilidade da estrutura. 

Antes do plantio e da entrega da revitalização da casa de madeira da praça, a comitiva da cidade de Himeji também participou da inauguração da releitura da escultura No Exílio, no Jardim das Esculturas do Memorial Paranista, no São Lourenço. A obra é do escultor João Turin (1878-1949) e a releitura foi realizada pela artista Luna Rio Apa.

Presenças 

Também participaram do evento a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji; e o vereador Nori Seto.

Da comitiva de Himeji participaram o chefe de equipamentos urbanos da Divisão de Planejamento do Governo Municipal de Himeji, Shinji Fukuzumi, e o chefe técnico de ordenamento territorial regional, Takahiro Hasegawa; o responsável pela divisão de estratégia digital do escritório de Estratégia Digital do Governo Municipal de Himeji, Eitarou Tanaka; e o professor emérito da Universidade de Tsukuba, Haruo Ishida.