Uma revoada de borboletas brancas marcou o plantio da muda de número 400 mil do desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e a entrega da revitalização da casa de madeira que reproduz um castelo de arquitetura japonesa da Praça Himeji, nas Mercês, nesta quinta-feira (21/9).
No local, o prefeito Rafael Greca plantou uma cerejeira do japão e integrantes de uma comitiva da cidade japonesa de Himeji, uma araucária. A comitiva de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, está na capital a convite da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
O plantio também celebrou o Dia da Árvore e reforça o compromisso de Curitiba na mitigação dos efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas. “Plantei uma cerejeira e os japoneses uma araucária aqui na Praça Himeji, no alto da colina das Mercês”, afirmou o prefeito.
“Pelo jeito a natureza gostou, porque milhares de borboletas, miríades, vieram dizer aqui que a primavera chegou. Onde há borboletas, há flores, e estão chegando as flores. É primavera em Curitiba”, celebrou Greca.
Sustentabilidade
Os personagens integrantes da Família Folhas participaram do evento e mostraram para a comunidade como é importante cuidar do meio ambiente.
Reforma
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente refez toda a estrutura de madeira da casa que reproduz um castelo da cidade-irmã de Himeji na praça das Mercês. Foram usadas placas cimentícias para evitar vandalismos e aumentar a durabilidade da estrutura.
Antes do plantio e da entrega da revitalização da casa de madeira da praça, a comitiva da cidade de Himeji também participou da inauguração da releitura da escultura No Exílio, no Jardim das Esculturas do Memorial Paranista, no São Lourenço. A obra é do escultor João Turin (1878-1949) e a releitura foi realizada pela artista Luna Rio Apa.
Presenças
Também participaram do evento a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji; e o vereador Nori Seto.
Da comitiva de Himeji participaram o chefe de equipamentos urbanos da Divisão de Planejamento do Governo Municipal de Himeji, Shinji Fukuzumi, e o chefe técnico de ordenamento territorial regional, Takahiro Hasegawa; o responsável pela divisão de estratégia digital do escritório de Estratégia Digital do Governo Municipal de Himeji, Eitarou Tanaka; e o professor emérito da Universidade de Tsukuba, Haruo Ishida.