Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações Internacionais

Curitiba celebra 40 anos de irmandade com Himeji e recebe comitiva da cidade japonesa

Curitiba celebra 40 anos de irmandade com a cidade japonesa de Himeji. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Agora no mês de maio, Curitiba celebra 40 anos de irmandade com a cidade japonesa de Himeji. Para celebrar a data histórica, uma comitiva da cidade-irmã vai participar de vários eventos na capital paranaense nesta semana. A comitiva chega nesta segunda-feira (6/5) e ficará até quinta-feira (9/5).

Enquanto estiverem em Curitiba, os japoneses terão diversas atividades em parceria com a Prefeitura, como eventos culturais, visitas a pontos importantes da cidade, apresentação de projetos da Prefeitura, e um concerto na Capela Santa Maria. Toda a coordenação e organização das agendas é feita pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. 

"Esses 40 anos de parceria com Himeji são fundamentais para o desenvolvimento conjunto de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e o bem-estar de nossas populações. Estamos ansiosos para celebrar essa trajetória e reforçar ainda mais os laços culturais entre nossas cidades", disse o prefeito Rafael Greca.

Irmandade com Himeji

A irmandade entre Curitiba e Himeji foi oficializada em 14 de maio de 1984, pela Lei 6.484. Desde então, as duas cidades têm mantido um estreito vínculo, promovendo a colaboração em diversas áreas em busca de benefícios mútuos.

Localizada na região japonesa de Kansai, Himeji é 25ª cidade mais populosa do Japão, com cerca de 530 mil habitantes. A cidade é conhecida pelo Castelo Himeji, uma construção de mais de 400 anos que sobreviveu a desastres naturais e à Segunda Guerra Mundial.

“Os laços históricos entre Curitiba e Himeji se reforçam. Com isso, o Japão segue um parceiro estratégico da cidade e um aliado no processo de desenvolvimento da nossa capital”, afirmou o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

Cronograma da visita

Segunda-feira (6/5)
Chegada da comitiva a Curitiba

Terça-feira (7/5)
9h30: Visita à Torre Panorâmica
11h: Evento Cultural na Praça do Japão
12h30: Almoço no Mercado Municipal
15h: Apresentação ao Ippuc
17h30: Visita ao Jardim Botânico

Quarta-feira (8/5)
10h30: Visita ao Memorial Paranista
11h: Visita à Praça Himeji e Placa Comemorativa
20h: Concerto na Capela Santa Maria

Quinta-feira (9/5)
9h30: Visita ao Parque Barigui
11h: Visita à Sala Himeji e Placa Comemorativa
15h: Passeio na Rua XV de Novembro
Saída de Curitiba

Representantes de Himeji

A comitiva da cidade japonesa será composta pelo prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto; presidente da Câmara Municipal de Himeji, Toshiyuki Miwa; vice-presidente da Fundação de Intercâmbio Cultural e Internacional de Himeji, Kazuo Ichikawa; secretário municipal de Coordenação Política de Himeji, Kojiro Fukuda; chefe do Cerimonial, Maki Enomoto; CEO do Oto Club, Seizan Matsuzaki; diretora do Oto Club, Kana Shinpuku; guia de viagem, Tamae Yura; e intérprete Japonês-Português, Tamotsu Kanbe.

Cidades-irmãs de Curitiba

Curitiba tem 16 cidades-irmãs espalhadas pelo mundo: Akureyri (Islândia), Assunção (Paraguai), Changzhou (China), Coimbra (Portugal), Columbus (EUA), Cracóvia (Polônia), Guadalajara (México), Hangzhou (China), Himeji (Japão), Jacksonville (EUA), Miami-Dade (EUA), Montevidéu (Uruguai), Orlando (EUA), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Suwon (Coreia do Sul) e Treviso (Itália).