Até esta sexta-feira (4/11) Curitiba, com o Vale do Pinhão e o TechRoad, apresenta seus projetos de tecnologia e inovação para o mundo no Web Summit Lisboa (Portugal), maior evento de tecnologia e inovação do planeta.
A capital paranaense abriu um estande no evento internacional com o TechRoad, programa que reúne as cidades de Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC) e Porto Alegre (RS), para apresentarem, no Web Summit Lisboa, seus potenciais, atraindo investidores e programas internacionais.
Representando Curitiba, o diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss, destaca a importância de a cidade atuar em conjunto com outros municípios do Sul.
“Unindo as cidades, temos uma envergadura bem maior e mais atratividade para prospectar investimentos no mercado internacional.”, diz Krauss.
Juntos, mais fortes
As cinco cidades que formam o TechRoad contam com mais de 21 mil empresas de tecnologia e mais de 3 mil startups, diz o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto. “O Sul é a região do Brasil com o maior potencial tecnológico. Trazemos para o Web Summit este portfólio, buscando atrair investimentos e novidades tecnológicas”, afirma o secretário.
Juntas, Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville e Curitiba somam 40 parques tecnológicos e centros de inovação, aproximadamente uma centena de universidades e uma população de mais de 5 milhões de habitantes.
Outra vantagem do consórcio entre as cidades é ter a oportunidade de trocar experiências em diversos campos da área pública. “É uma grande iniciativa e terá sempre o apoio do Sebrae”, disse Bruno Quick, diretor técnico nacional do Sebrae, em visita ao estande TechRoad.
Oportunidade para todos
O empresário paranaense Itamir Viola, da Viasoft, vê o TechRoad como grande ferramenta e convoca a iniciativa privada para atuar no programa. “É um programa colaborativo, uma oportunidade para todos”, afirmou Itamir que esteve no estande na quarta-feira.
O CEO da Next, empresa de mobilidade da Itália, Tommaso Gecchelin, ficou surpreso com as informações sobre o Sul do Brasil. “Os números são impressionantes, certamente vamos colocar a região em nosso radar de novos negócios”, afirmou o empresário, cuja empresa desenvolve ônibus elétricos modulares.
Também participam da delegação do TechRoad o secretário do Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul, Élvio Gianni, e o secretário de Parcerias Público-Privadas do município, Mauricio Batista; o gerente de desenvolvimento econômico de Joinville, Victor Batista; o diretor da Relações Internacionais de Porto Alegre, Ricardo Sondermann; e o superintendente de Inovação de Florianópolis, Marcos Lichtblau.