Curitiba vai estreitar os laços diplomáticos com Luxemburgo, um dos seis membros fundadores da União Europeia e que abriga instituições e organismos europeus como o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Banco Europeu de Investimento e o Fundo Europeu de Investimento. Nesta quarta-feira (23/8), o prefeito Rafael Greca recebeu a eurodeputada do Parlamento Europeu, Isabel Wiseler, o membro da Câmara dos deputados de Luxemburgo, Claude Wisler, e a cônsul honorária de Luxemburgo, Andrea Vianna.
A reunião aconteceu na Prefeitura de Curitiba e também contou com a presença do prefeito de Rio Negro, James Karson Valerio, e o secretário de Desenvolvimento de Rio Negro, Wilian Mazur.
“Estamos abertos para fazer um intercâmbio cultural e comercial com Luxemburgo, esse importante país da comunidade europeia, que fica entre a Bélgica, França e Alemanha. O que quiserem investir em Curitiba e no Paraná serão muito bem-vindos”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
O prefeito explicou que muitos imigrantes de Luxemburgo vieram para Curitiba e para o Paraná patrocinados pela primeira imperatriz do Brasil, dona Leopoldina Von Habsburgo. As famílias Stresser, Bley, Grein, Weber, Guebert, Hauen, Maes, Meyer, Grey, Stephanes, Nizer e Kramer vieram de Luxemburgo para Curitiba.
“Nosso objetivo é criar laços mais fortes com luxemburgueses que vivem fora do nosso país. A estimativa é que 130 mil pessoas cidadãs de Luxemburgo morem no estrangeiro, algumas em Curitiba e no Paraná”, explicou a eurodeputada Isabel Wiseler.
A comitiva também conheceu a cidade de Rio Negro, considerada a cidade com maior número de descendentes de luxemburgueses do Paraná. Nesta quarta-feira (23/8) os deputados europeus também conheceram a Fazenda Urbana de Curitiba, no Cajuru.
O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, afirmou que a reunião do prefeito Rafael Greca com os deputados da União Europeia reforça o protagonismo internacional de Curitiba.
“Curitiba é protagonista nas áreas ambientais, de sustentabilidade e mobilidade. Seguiremos atuando em conjunto com os membros da União Europeia para construir projetos que promovam ainda mais desenvolvimento econômico e social na nossa cidade”, definiu Feijó.
Presenças
Também participaram da reunião a vice-presidente da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (Aclux), Silvana Maciel Gumz; o responsável pelo Núcleo Regional Paraná da Aclux, Braulio Renato Moreira; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Luiz Gusi; a procuradora-geral de Curitiba, Vanessa Volpi Palácios; e o procurador do Município de Curitiba Antonio Stolte.