Mais de 61 quilômetros de ruas asfaltadas. Esse é o saldo do trabalho da Prefeitura quando o assunto é a pavimentação de vias nos quatro bairros pertencentes à Regional Boqueirão (Alto Boqueirão, Hauer, Xaxim e Boqueirão) desde 2017, início da gestão Rafael Greca, a fevereiro deste ano.
Atualmente, são 61.189 metros de 130 ruas com pavimento de qualidade para o tráfego de veículos e pedestres. Os números crescem todos os dias, à medida em que as obras avançam. “É a administração do prefeito Rafael Greca atuando para deixar as ruas em boas condições para quem vive e visita Curitiba”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.
Chega a infraestrutura urbana
Além disso, vias que eram cobertas por revestimento primário ficaram livres do pó e da lama. Por meio do Programa Asfalto no Saibro, a melhoria chegou a mais de 5 quilômetros de vias. São 5.422 metros de asfalto implantados em 16 ruas do Alto Boqueirão, nove do Xaxim, duas do Boqueirão e uma do Hauer.
Na comunidade da Vila Pantanal, já são 2.800 metros de pavimento novo. A vila fica no Alto Boqueirão, o bairro mais beneficiado pela ação.
Morador da Rua Manoel Ordones há 23 anos, Laudir Pereira plantou grama, flores e árvores para comemorar a novidade. “Sem o pó e a lama, dá para até respirar melhor e cuidar melhor da fachada de casa”, conta.
Também no Alto Boqueirão, as ruas Ivaí, Iporã e Mario Colombo são exemplos de locais que viram infraestrutura de drenagem, meio-fio, pavimentação e sinalização viária tomarem o lugar do pó e da lama.
“É um presente, um benefício para mim porque dependo de pavimento adequado para me locomover, e também para todos os moradores que ganham qualidade de vida, sem poeira, sem riscos de cair ou torcer o pé nos buracos”, festeja a aposentada Sônia Mara de Castro.
Para não deixar estragar
Ao mesmo tempo, o programa de recuperação da malha viária está substituindo o pavimento deterioriado e melhorando as condições de tráfego para ônibus e carros. Em 2023, a benfeitoria já chega a mais de 8 quilômetros de ruas.
As vias que formam os mais novos binários da cidade - nas ruas Coronel Luiz José dos Santos/Salvador Ferrante e João Soares Barcelos/Oliveira Viana, ambos no Hauer – são um exemplo desse tipo de benfeitoria. Eles entraram em funcionamento no fim de março. Para reorganizar o trânsito na região, as vias que formam os dois binários ficaram mais largas e tiveram o pavimento renovado.
Por toda a cidade
Desde 2017, o programa Asfalto Novo soma 1.693 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.443 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de Asfalto Novo é de 825.689 metros.
A Prefeitura priorizara ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba.