Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integração metropolitana

Curitiba assume comando do Pró-Metrópole para o biênio 21/22

Prefeito Rafael Greca fala durante reunião Pró Metropole no Salão Brasil do Palacio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba - Curitiba, 29/01/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

A Prefeitura de Curitiba assumiu, nesta sexta-feira (29/1), a condução do Comitê Gestor do Pró-Metrópole para o biênio 2021-2022, com a eleição do vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel, à presidência do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba. Foi apresentada chapa única e a eleição e a posse foram simultâneas, em evento no Salão Brasil do Palácio 29 de Março.

O Pró-Metrópole é um movimento de interesse público, sem fins lucrativos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo integrado dos municípios da Grande Curitiba.

“Tenho grande alegria de o Eduardo estar assumindo a coordenação no Pró-Metrópole, por parte da Prefeitura, de todas as ações junto à Grande Curitiba. Ele tem a minha confiança e a do governador para trabalhar na ideia de uma região metropolitana como uma cidade só”, afirmou o prefeito Rafael Greca, que preside a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e foi o primeiro presidente do Pró-Metrópole, no mandato 2018/2019. 

Pimentel assume no lugar do empresário Hélio Bampi, cumprindo o estatuto do Pró-Metrópole, que prevê a alternância de comando entre representantes do Poder público e da iniciativa privada. O prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti, está na suplência do presidente. Na vice-presidência do Pró-Metrópole está o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, e o Secretário Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho, ocupará a secretaria-executiva.

“O prefeito Rafael Greca tem sido o grande timoneiro da integração. Agradeço por ter me dado a oportunidade de auxiliá-lo neste processo. Quero ser um apoiador na discussão do futuro da Grande Curitiba”, disse Eduardo Pimentel.


Desenvolvimento integrado

Ao abrir a reunião de posse do novo comando do Pró-Metrópole, Greca destacou a importância do grupo no desenvolvimento de estratégias para a implantação de políticas públicas voltadas à integração metropolitana.

“Temos a necessidade de uma rede de transportes comum e eficiente, de uma estratégia única de saúde pública, de educação e cultura e de um programa de turismo e desenvolvimento econômico e podemos criar um grande programa de agricultura sustentável”, observou o prefeito de Curitiba.

Segundo Greca, há 37 mil agricultores e 14 cooperativas na região “que podem e devem abastecer o mercado de Curitiba”.

“Essa visão de um mercado comum metropolitano deu certo a partir da experiência com Cerro Azul com a produção de cítricos, de mimosa. O mercado da mimosa nos deu a possibilidade de colocar o suco e a fruta em 35 armazéns da família de Curitiba e em 12 da RMC, evitando o desperdício. Isso pode ser feito também com outros produtos agroindustriais da grande Curitiba para dinamizar a economia e gerar prosperidade às cidades vizinhas”, completou.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, salientou o esforço comum para o desenvolvimento integrado da RMC. “Temos parcerias importantes, da capital para com os vizinhos e vice-versa. Por parte do governo do Estado nos colocamos à disposição para somar esforços para a construção de um ambiente favorável à vida comum na Grande Curitiba”.

Estratégias

A estratégia do Pró-Metrópole para o próximo biênio tem foco em três eixos principais: Agroalimentar; Integração Metropolitana (com ênfase em preservação das águas, jazidas minerais e biodiversidade e sistema inteligente de informações) e Desenvolvimento Empresarial (fomento a pequenos negócios, polos produtivos e turismo).

Também é prioridade o acompanhamento do Plano Diretor Urbano Integrado da Região Metropolita (PDUI), sob a responsabilidade da Comec, que está desenvolvendo o Termo de Referência para a contratação da empresa que desenvolverá o projeto. A elaboração do PDUI e a consolidação de um processo de governanca interfederativa estão previstos no Estatuto da Metrópole (instituído pela Lei Federal 13.089, de 12/01/2015).

O Pró-Metrópole integra representantes dos setores públicos e privado e tem como participantes as prefeituras de Curitiba e das cidades da RMC, Associação Comercial do Paraná (ACP), Sanepar, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ippuc, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), a Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).

Também participaram do evento de posse, o presidente da Comec, Gilson dos Santos; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o assessor da presidência do Ippuc, Ricardo Bindo; o ex-secretário executivo do Pró-Metrópole, hoje administrador Regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz César; o ex-prefeito de Fazenda Rio Grande e ex-presidente da Assomec, Marcio Wosniak; os vice-presidentes da Fiep, José Carlos Godoi e  Claudio Grochoski.

Em alta