Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Zero Waste

Curitiba assina compromisso por Resíduo Zero

Usuários do Câmbio Verde fazem troca de lixos recicláveis na rua Ilha Bela, Vila Concórdia CIC. Foto: Levy Ferreira/SMCS

A cidade de Curitiba é signatária do compromisso da eliminação da geração de resíduos (Zero Waste) firmado pelo prefeito Rafael Greca e demais prefeitos integrantes do C40 na Cúpula Mundial em Buenos Aires, na Argentina.

“Juntos, vamos trabalhar para compartilhar a iniciativa e buscar soluções para os desafios climáticos. Estamos assumindo o compromisso preventivo de assegurar às futuras gerações cidades mais limpas, resilientes, saudáveis e inteligentes, assegurando condições salubres de trabalho aos cidadãos que atuam como catadores de materiais. Com esta iniciativa também buscamos fortalecer a capacidade local de reutilização e reciclagem para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou

Para alcançar a meta da redução plena de resíduos as cidades integrantes do C40 se comprometem a até 2030 oferecer a coleta de lixo oportuna em toda a cidade; a tratar pelo menos 30% dos resíduos orgânicos e a reduzir em pelo menos 30% as emissões de descarte de resíduos. As cidades participantes se comprometem a relatar publicamente anualmente sobre o progresso para alcançar as metas do Caminho Rumo ao Lixo Zero.

Controle do metano

De acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) a redução das emissões de metano é a maneira mais eficiente de controlar o aquecimento global devido ao impacto a curto prazo.

Entre as atividades elencadas pelas cidades dentro do esforço do Zero Waste estão:

  •  Tornar as cidades mais limpas e resilientes, especialmente para as comunidades da linha de frente, fechando as lacunas na coleta de resíduos, reduzindo inundações urbanas e vetores de doenças, e melhorando a qualidade do ar local, com coleta universal e eficiente de resíduos.
     
  • Tomar as medidas necessárias para desenvolver um aterro sanitário com captação de gás de aterro
     
  • Tornar as cidades mais inclusivas e equitativas criando empregos novos e de melhor qualidade e oportunidades no setor informal em nível local, fornecendo a infraestrutura necessária e desenvolvendo sistemas sustentáveis de recuperação e reciclagem de nutrientes, com segregação de 3 fluxos em toda a cidade (orgânico, recicláveis e residuais).
     
  • - Tornar as cidades mais saudáveis, melhorando a gestão de resíduos e iniciando a eliminação progressiva de resíduos orgânicos, recuperando nutrientes e mitigando emissões provindas da destinação final com pelo menos 30% de resíduos orgânicos desviados para tratamento, gerando composto, energia ou outros subprodutos, até 2030.
     
  • Colocar as cidades no caminho para uma sociedade livre de resíduos, criando oportunidades para soluções inovadoras e impulsionando a liderança regional, incluindo a restrição de itens descartáveis ou a eliminação gradual de materiais não recicláveis.

Como suporte da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a cidade de Curitiba conta com  o reforço das ações de conscientização sobre a gestão de resíduos e uma série de inciativas em parceria com a população alinhadas ao compromisso da redução de resíduos.

Em alta