Nesta sexta-feira (27/10), a Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba participou do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, em Brasília, para apresentar as estratégias e boas práticas para a redução de acidentes e mortes no trânsito. De 2011 a 2022, por exemplo, a capital paranaense conseguiu reduzir o número de mortes em acidentes viários em 46,5%.
O evento promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) debate questões sobre como tornar as ruas brasileiras mais seguras para pedestres, ciclistas e condutores.
No workshop sobre velocidades urbanas, a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, falou sobre como a cidade tem feito mudanças para reduzir o número de acidentes e mortes nas vias públicas.
"Estudamos todos os locais de maior incidência na cidade e fazemos uma análise caso a caso para identificar possíveis intervenções, seja com campanhas de educação no trânsito ou até com melhorias viárias, como correções geométricas e de sinalização", explicou Battistella.
Participaram também os diretores da Setran Maurício Razera (Departamento de Projetos e Implantação) e Claudionor Agibert (Escola Pública de Trânsito de Curitiba).
Mobilidade Urbana
No fim de setembro, a superintendente de Trânsito esteve na Espanha a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para representar Curitiba em uma missão de mobilidade urbana. Na ocasião, ela falou sobre como as faixas exclusivas para o transporte coletivo melhoraram a mobilidade da cidade.
"É uma oportunidade única de conhecer diferentes iniciativas de mobilidade urbana, de ações bem-sucedidas em outras partes do mundo. Curitiba é inovadora e sempre busca estar à frente nesse sentido", disse Rosangela.