Novembro é marcado por várias atividades de valorização da presença negra em Curitiba. A programação especial homenageia o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, em memória a Zumbi dos Palmares, símbolo da luta por liberdade do povo negro brasileiro.
Para fortalecer as políticas de valorização racial em Curitiba, o prefeito Rafael Greca assinou no dia 7 de novembro a adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
“Curitiba, que é pioneira em tantos assuntos, também pode se tornar uma ótima referência no enfrentamento ao racismo e às discriminações múltiplas e agravadas, promovendo ações importantes de reconhecimento, justiça e desenvolvimento para a comunidade afro-curitibana”, afirmou o assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, o Candiero.
O próximo passo será a organização de dez audiências públicas, propostas pelo Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper). As audiências deverão acontecer no primeiro semestre de 2019 e contribuirão com o debate e a elaboração do Plano Municipal de Política de Igualdade Racial, com a participação da população.
Capoeira em Curitiba
Como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Curitiba lança nesta quarta-feira (20/11) um vídeo de valorização da arte da capoeira. Produzido em pontos turísticos da cidade como a Praça do Japão e Centro Histórico, o vídeo contou com a participação de capoeiristas, mestres e praticantes.
A prática, que é ao mesmo tempo luta, dança, esporte e arte é reconhecida pelo Unesco como patrimônio Imaterial da Humanidade. Segundo Candiero é uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira e valoriza a influência da herança africana na história do país.
LEIA MAIS:
A capoeira está presente em todos os estados e em mais de 160 países, nos seis continentes. É a arte que mais difunde a língua portuguesa no mundo. Uma das mais ricas contribuições da capoeira para os praticantes é o aprendizado das suas tradicionais cantigas e improvisos.
“Além da musicalidade e da corporeidade inerentes à sua prática, a capoeira traz consigo um imenso cabedal de conhecimentos históricos que são passados através da oralidade de geração em geração”, disse Candiero.
Rodas de capoeira estão sendo feitas quinzenalmente, aos sábados, na Praça Tiradentes. A próxima será neste sábado, dia 24 de novembro.
Celebrações
Dentro da programação do Mês da Consciência Negra, nos dias 10 e 11 de novembro aconteceram, respectivamente, o I Fórum de Capoeira, no Salão de Atos do Parque Barigui, e o Paz Curitiba, na Praça Afonso Botelho.
Outra atividade marcante foi a tradicional Festa do Rosário, entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro Histórico da cidade, que contou com uma feira de gastronomia e artesanato, palco com apresentações artísticas e a lavação das escadarias da antiga a antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito.
Exposição Presença Negra em Curitiba
Permanente durante todo ano
Horários: 9h às 12h e 13h às 18h (terça a sexta-feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado).
Local: Casa Romário Martins (Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem – São Francisco)
Entrada gratuita
Roda de Capoeira
Dia: 24/11 (acontece quinzenalmente)
Horário: 14h
Local: Praça Tiradentes
Entrada gratuita