A Prefeitura de Curitiba passou a integrar o grupo das cidades que buscam a emissão zero de dióxido de carbono (CO2) para os veículos de carga. Nesta segunda-feira (31/7), o prefeito Rafael Greca assinou a carta de compromisso com o C40 para aderir ao programa da rede de Grandes Cidades para Liderança Climática.
O diretor da C40 para a América Latina, Ilan Cuperstein, também assinou o documento durante a reunião no gabinete do prefeito, no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura. Com a assinatura, Curitiba se junta às cidades do Rio de Janeiro, Quito, Medellin, Bogotá e Cidade do México na busca da zero emissão de gases do efeito estufa em veículos de carga.
“Nós já estamos trabalhando com ônibus elétricos, que estão sendo testados na cidade e a ideia é chegarmos a ter também, num mundo futuro, veículos elétricos de carga”, disse o prefeito Rafael Greca ao lembrar os testes com ônibus 100% elétricos que estão sendo feitos na cidade.
“Não adianta só transportar pessoas com energia elétrica, é preciso transportar carga também. Tudo o que pudermos fazer pelo meio ambiente é importante. Tudo contra o aquecimento global. O mundo precisa sobreviver, nós não podemos suportar o aquecimento global”, definiu Greca.
O diretor da C40 para América Latina, Ilan Cuperstein, disse que a ideia é usar a liderança de Curitiba na sustentabilidade ambiental para servir de exemplo para outras cidades da América Latina. “Esse é um programa inovador de combate às emissões de gases do efeito estufa através dos veículos de carga zero emissão. Curitiba hoje assina e adere a esse compromisso tão importante e inovador”, celebrou Cuperstein.
PlanClima
O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, explicou que a assinatura da carta de compromisso assinada com a C40 reforça as ações de Curitiba dentro do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
“Parcerias internacionais são importantes para a aceleração do nosso Plano de Ação Climática. Este é mais um passo para a Curitiba do futuro, que a C40 está nos ajudando a construir”, afirmou Feijó.
O PlanClima traduz o empenho de Curitiba em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Sobre a C40
A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global.
Os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em usar uma abordagem inclusiva, baseada na ciência e colaborativa para reduzir sua parcela justa de emissões pela metade até 2030, ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1,5°C e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.
Presenças
Também participaram da reunião o head de Veículos Zero Emissão da C40 para a América Latina, Gabriel Tenenbauem; o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; e o assessor de Relações Internacionais, Guilherme Zuchetti.