Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
#WorldsToDoList

Curitiba adere à campanha da ONU para disseminar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Painéis solares instalados no telhado do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. Foto: Luiz Costa /SMCS

 

Curitiba adere à campanha #WorldsToDoList, da Organização das Nações Unidas (ONU), para disseminar ainda mais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde 2017, a gestão do prefeito Rafael Greca tem mobilizado toda a administração pública e a sociedade em torno do compromisso com as metas globais. 

Nesta quinta-feira (22/9), posts da Prefeitura em seus canais nas redes sociais vão compartilhar o compromisso de Curitiba com os 17 ODS e convidar a população a aderir. 

“A educação de excelência para os nossos curitibinhas, a redução das desigualdades sociais, o trabalho digno com apoio ao empreendedorismo, a igualdade de gênero e raça, a saúde de qualidade ofertada pelo SUS Curitibano, a ação climática significativa e a proteção da biodiversidade. Tudo isso está ocorrendo hoje em nossa capital, pois não podemos deixar para o amanhã”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Ações da cidade

As ações de Curitiba para melhorar a qualidade de vida de sua população já estão alinhadas aos ODS da ONU, envolvendo todas as secretarias municipais e demais órgãos da Prefeitura.

Como uma das cidades mais criativas, sustentáveis e inteligentes do Brasil e do mundo, a capital do Paraná desenvolve programas e planejamentos para melhorar o cotidiano dos cidadãos.

Os destaques ficam por conta da sustentabilidade - área que a cidade domina e pela qual até recebe, com frequência, o título de capital ecológica. Com as medidas contra as mudanças climáticas, os cuidados com a vida terrestre e com os rios, a cidade fica em terceiro lugar entre as grandes cidades brasileiras pelo ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR).

Curitiba ainda é referência em políticas que buscam a redução das desigualdades, como é o caso da Rede de Segurança Alimentar, que garante comida de qualidade e a preço acessível a quem mais precisa pelos programas Mesa Solidária (refeições gratuitas), Armazém da Família (gêneros alimentícios 30% mais baratos), Sacolão da Família (preço único) e Restaurante Popular (preço único subsidiado).

As informações sobre os planos e programas de governo que contemplam os objetivos podem ser conferidos em um site exclusivo, criado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Compromisso de Curitiba

A cidade aderiu ao pacto global da ONU e aos movimentos nacional dos ODS e ao Nós Podemos Paraná, voltado às cidades do Estado, em 2017. Dois anos depois, o programa de implementação da Agenda 2030, que reforçou o compromisso de Curitiba com os ODS, foi aprovado pela Câmara Municipal. A Agenda 2030 passou a ser uma política de diretrizes públicas, independentemente da gestão municipal.

A Lei Municipal 15.538/19, aprovada na Câmara em 2019, estabelece a Agenda 2030 enquanto diretriz de políticas públicas da cidade. Parceria entre o Município e o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (Cifal Curitiba) garantiu o desenvolvimento de workshops e cursos a fim de preparar o corpo estratégico da Prefeitura para a execução dos ODS.

Curitiba também foi a primeira capital brasileira a assinar acordo de cooperação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em alta