Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 331 anos

Crianças revivem a história da fundação de Curitiba em apresentação teatral

Apresentação do Auto da Fundação da cidade na Rua da Cidadania do Cajuru como parte das comemorações do 331o. aniversário de Curitiba - Curitiba, 08/03/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitibinhas fizeram a festa nesta sexta-feira (8/3), na Regional Cajuru, durante a apresentação do espetáculo teatral que narra a história da fundação da cidade. Mais de 400 crianças de escolas municipais da região estiveram atentos à encenação em comemoração aos 331 anos da capital paranaense.

O evento teve a presença do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel. Greca destacou a importância de as crianças conhecerem e celebrarem a história da capital.

“É emocionante ver tantos curitibinhas envolvidos e entusiasmados com a história de nossa amada Curitiba. Esses momentos fortalecem nossa identidade e orgulho pela cidade. Parabéns a todos os pequenos espectadores e aos talentosos envolvidos na encenação", disse o prefeito.

Eduardo Pimentel exaltou o compromisso da Prefeitura em promover o conhecimento das origens da cidade para os mais jovens. “Presenciar a energia e curiosidade das crianças durante a apresentação é inspirador. Transmitir nossa história é um passo fundamental na formação cidadã. Parabéns a todos os envolvidos", salientou o vice-prefeito.

Animação

A apresentação no Cajuru contou com uma plateia animada que correspondeu com energia às brincadeiras do Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz. Gabriel Henrique Santos, 9 anos, agora quer saber cada vez mais os detalhes da história de sua cidade. “Acho muito legal e importante aprender sobre como Curitiba surgiu. Estou curioso para aprender mais”, afirmou ele.

Isabelle Priscila Pelegri dos Santos, 9 anos, estava entusiasmada em participar da grande festa no Cajuru. “Estou amando tudo, adoro o Curitibinha. É um presente pra nós também”, disse. Ambos são alunos do quinto ano da Escola Municipal Ritta Anna de Cassia.

A diretora da escola, Maricleide Senna, ressaltou a importância de valorizar a história da cidade. “É uma questão de cidadania, faz eles se sentirem como parte de Curitiba, vivenciando isso. É uma construção do ser humano e do cidadão”, salientou Senna.

Participaram do auto de aniversário também as escolas municipais Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, Irati, Issa Nacli, Ayrton Senna, Prof. Enéas Marques, Senador Enéas Faria e João Macedo Filho. O espetáculo teve ainda a participação da Banda Lyra.

Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, o Auto da Fundação percorre as dez regionais da cidade como parte das comemorações dos 331 anos de Curitiba, que serão completados dia 29 de março. Na próxima segunda-feira (11/3), será a vez da  Regional Matriz receber o evento.

História

O Auto da Fundação mostra a chegada dos fundadores à região. São 13 atores com figurinos de época, que representam os indígenas e os colonizadores da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O cenário é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Colégio Estadual do Paraná.

A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

Uma versão ampliada do espetáculo será exibida no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila. A versão estendida e musicada, denominada Evocação para Curitiba, conta com a participação de 16 atores.

A programação especial de aniversário deste ano conta ainda com inaugurações, eventos culturais, lançamentos e obras por toda a cidade.

Presenças

Participaram da apresentação no Cajuru a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Júnior; e os vereadores João das 5 Irmãos, Tânia Guerreiro e Serginho do Posto.

Próximas apresentações

•    11/3 – Matriz – Praça Oswaldo Cruz (Centro)
•    12/3 – Boqueirão – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
•    13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033)
•    14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente (R. Marcolina Caetana Chaves, 150)
•    15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)

Horário: 15h

Evocação para Curitiba
Memorial de Curitiba - R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril 
Horário: 12h 

Teatro da Vila - R. Davi Xavier da Silva, 451 - Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30