Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Circando Trajetos

Crianças e jovens aprendem arte do circo. Veja como participar

As oficinas circenses do projeto “Circando Trajetos”, completa dois meses no Circo da Cidade Lona Zé Priguiça, montado no Alto Boqueirão, e já mostra resultados. Foto: Cido Marques/FCC

O projeto de oficinas circenses Circando Trajetos completa dois meses no Circo da Cidade Lona Zé Priguiça, no Alto Boqueirão. O curso gratuito oferece aulas de formação na arte circense para 45 crianças e jovens de 7 a 17 anos e é realizado pela produtora Cena Hum via edital do Fundo Municipal da Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura. Ainda há vagas na turma da manhã.

Em um grupo misto e plural de 30 alunos, a turma do período da tarde já interage bem, mesmo com poucos meses de curso. Quem tem mais prática e facilidade ajuda quem ainda sente dificuldade.

O professor de malabares e acrobacias Fábio Ongaro conta que talento independe da idade ou do gênero, e ainda destaca que os alunos têm evoluído bastante, mesmo com pouco tempo de curso. “Se adaptam muito bem e alguns trazem alguma bagagem de conhecimento nas diferentes áreas”, diz o professor.

É o caso de Maria Luiza Ieger de Oliveira, de 14 anos, que já fazia ginástica rítmica antes de iniciar as oficinas de circo. “O circo é um universo novo e muito diferente do que imaginava, mas que estou gostando muito do aprendizado, principalmente do tecido acrobático”, conta ela.

Quem também gosta de acrobacias é Thiago Ribeiro Pinto, de 16 anos. O aluno assíduo das oficinas fala das evoluções na sua performance. “Eu gosto de acrobacia, mas melhorei muito nos malabares”, comemora.

Metodologia

Os conteúdos e práticas são trabalhados em nichos, sendo eles, malabares e acrobacias, palhaçaria e aéreos. Na direção e orientação das oficinas estão os professores Emmanuel Faria, Cristiane Zolet e Fábio Ongaro Machowski.

O professor Emmanuel Faria, que ensina teatralidades e palhaçaria, explica que, nessa fase inicial do curso,são trabalhados conteúdos de base, como alongamentos e exercícios físicos, para aprimorar as habilidades de força e equilíbrio dos alunos. “É o momento introdutório em que os alunos conhecem todas as áreas, para posteriormente lapidar as modalidades em que eles mais têm interesse” destaca.

Há vagas

Para quem tiver interesse em participar das oficinas, ainda é possível se inscrever na turma da manhã (das 9h às 11h), que oferece 15 vagas remanescentes. A inscrição pode ser feita diretamente no circo ou pelo telefone (41) 3287-5307. O curso tem duração de um ano.


Serviço: Circando Trajetos – Oficinas de Circo

Local: Circo da Cidade – Lona Zé Priguiça (Rua Benedicto Siqueira Branco, s/nº – Alto Boqueirão)
Turnos: manhã (das 9h às 11h) e tarde (das 14h às 16h)
Classificação Indicativa: de 7 a 17 anos
Aulas até julho de 2019
Inscrições: 15 vagas remanescentes no turno da manhã
Informações: (41) 3287-5307


LEIA MAIS:


 

Serviço:

Projeto Circando Trajetos – Oficinas de Circo

Local: Circo da Cidade – Lona Zé Priguiça (R. Benedicto Siqueira Branco, s/nº – Alto Boqueirão)

Turnos: Manhã (das 9h às 11h) e tarde (das 14h às 16h)

Classificação Indicativa: de 7 a 17 anos

Aulas até julho de 2019

Inscrições: 15 vagas remanescentes no turno da manhã

Informações: (41) 3287-5307