Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Contato com os livros na primeira infância

Crianças e bebês aprendem a gostar dos livros desde cedo na biblioteca da Praça do Japão

Programação de férias tem como tema o Mundo Mágico de Oz, na Biblioteca Hideo Handa, da Praça do Japão. Curitiba, 22/01/2025. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Biblioteca Hideo Handa, na Praça do Japão, está bastante movimentada neste mês de janeiro. Bebês e crianças têm lotado o local nos últimos dias. Tudo por conta da programação de férias, que tem como tema o Mundo Mágico de Oz. Até a decoração do espaço remete à aventura de Dorothy e seu cão Totó, que são levados por um ciclone e vão parar na terra de Oz.

CLIQUE AQUI para ver a programação completa.

“Desenvolver o gosto pela leitura desde a infância é essencial para a formação integral da criança, pois favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Atividades como a roda de leitura na biblioteca desempenham um papel fundamental nesse processo”, explica a agente de leitura Alessandra Barbosa.

Alessandra ressalta que esses momentos valorizam a materialidade do livro, permitindo que os pequenos toquem, manuseiem e explorem suas cores, texturas e formas, enquanto mergulham nas histórias. "Essa experiência sensorial e interativa contribui para o desenvolvimento do comportamento leitor, criando um vínculo afetivo com o objeto livro e estimulando a curiosidade, a imaginação e o prazer pela leitura desde cedo.”, completa Alessandra.

Olívia tem só dois anos e adora livros. “Ela não foi acostumada com celular, telas. Em casa a gente lê muito para ela, que gosta das histórias, mexe nos livros, gosta de ver as figuras”, conta a babá, Maria Heloísa.

Outro bebê já fã da biblioteca é a Luísa, de um ano e sete meses. “A gente vem bastante aqui, ela adora”, conta a babá Patrícia Santos.

A Biblioteca Hideo Handa é uma das unidades que integram a rede municipal de Faróis do Saber e Bibliotecas Temáticas de Curitiba. Administrados pela Prefeitura, com programação organizada pela Secretaria da Educação, esses espaços são opções de lazer e cultura gratuita para adultos e crianças, nas dez regionais.

A agenda do mês inclui oficinas, contações de histórias, clubes de leitura, jogos interativos e de tabuleiro. O que não falta é opção. A Casa Encantada, no Bosque Alemão, por exemplo, tem as tradicionais contações de histórias com as bruxas, inclusive aos finais de semana, às 9h30, 11h, 14h e 16h. Já no Farol do Saber Aristides Vinholes, há oficinas de dobradura. A próxima é no dia 30, às 10h e às 15h. E, no Memorial Árabe (Farol Gibran Khalil Gibran) tem oficina de massinha dia 31, às 10h e 15h.

Serviço:

Faróis do Saber em Praças e Bibliotecas Temáticas

Horário: 8h às 17h

NESTE LINK você pode consultar os endereços e telefones dos Faróis do Saber.