Apresentações de street dance e de balé, lanches e a presença do Papai Noel marcaram as duas festas de Natal promovidas pela Fundação de Ação Social (FAS) para crianças e adolescentes que possuem medida protetiva e são acolhidos pelo município. Os eventos foram realizados nesta sexta-feira (13/12), pela manhã e à tarde, e reuniram mais de 500 meninos e meninas, na sede da FAS, no Campo Comprido.
Durante as comemorações, o Papai Noel da Guarda Municipal fez a entrega simbólica dos presentes arrecadados pela Curitiba Solidária - Campanha Natal, realizada pela Prefeitura para alegrar a 1.900 crianças atendidas pela FAS. A ação fez parte das festividades do tradicional Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2024. A entrega dos presentes para todas as crianças ocorrerá nas unidades em que são atendidas.
“A FAS se alegra em receber vocês aqui hoje. Este lugar está muito mais alegre, mais bonito com a presença de vocês. Esperamos que se divirtam”, disse a superintendente da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira, ao abrir o evento, ao lado da presidente da fundação, Maria Alice Erthal.
Dança, lanche e guloseima
A Companhia de Dança Angels Crew, conhecida nacionalmente, abriu as comemorações com a apresentação Legado Eterno – Ato 3, que traz a adaptação de uma das parábolas de Jesus sobre um homem que encontrou um grande presente no campo. Diego Romulo, coreógrafo do grupo, disse que a apresentação foi pensada para que as crianças e adolescentes se identificassem com a história. “Percebemos que eles entraram na vibe, gostaram dos efeitos e das músicas, vi até uma criancinha descer da cadeira e começar a dançar”, comemorou Diego.
O grupo, formado por 11 integrantes, se apresentou na festa voluntariamente, proporcionando um momento de alegria para crianças e adolescentes que participaram pela manhã.
“Gostei mais da ovelhinha”, disse Joaquim (nome fictício) se referindo ao momento da apresentação em que um dos dançarinos veste um figurino de ovelha. “E também das músicas, gosto muito de músicas”, disse. Joaquim está acolhido há um mês na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Casa do Piá I.
Logo depois da apresentação cultural, os acolhidos puderam saborear um lanche com direito a bolos, salgados e salada de frutas, além de refrigerantes e sucos variados.
À tarde, a apresentação cultural ficou a cargo da companhia francesa Ballet Magnificat Brasil, que cativou o público com a exibição Um Natal de Verdade. Um brunch e a entrega de presentes levou ainda mais diversão para as crianças e adolescentes que participaram da festa.
A adolescente Isabelle (nome fictício), 14 anos, adorou a apresentação de balé. “Nunca tinha visto uma apresentação como essa antes! Achei o balé muito bom, porque elas são muito expressivas. Hoje foi muito legal”, comentou.
Toque de esperança
Para o diretor de Proteção Social Especial da FAS, Jefferson Portugual Marchiorato, as festas se tornaram um momento de celebração, alegria e acolhimento para crianças e adolescentes atendidos pela fundação. “Esse momento vai além de uma comemoração, tornando-se uma oportunidade de resgatar os sentimentos de infância plena e alegre para aqueles que necessitam de um toque a mais de esperança”, disse.