As 178 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ivonete Rosa, no bairro Novo Mundo, ganharam seu Farol Móvel nesta segunda-feira (16/5).
O primeiro projeto veio inspirado nos aromas da natureza: flores e folhas que as professoras e crianças trouxeram de casa, da chácara, do jardim.
“O Farol Móvel veio enriquecer este espaço de investigações sobre os cheiros das plantas que estávamos trabalhando. As crianças misturaram diversos aromas e os potinhos estão aí, para todos sentirem”, contou a pedagoga Andrea Binhara.
“Foi muito legal”, disse Júlia Makuch Ribas, do pré. “Estou desenhando as plantas”, explicou Sofia Muller Viana.
Os Faróis Móveis começaram a chegar aos CMEIs de Curitiba há três meses. Eles foram concebidos como uma extensão do projeto dos Faróis do Saber e Inovação, que são oficinas maker com impressoras 3D nas escolas. A intenção agora é ampliar as possibilidades pedagógicas desse projeto para as crianças da educação infantil.
A versão móvel é um carrinho em forma de farol que pode circular pelas salas das unidades com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado.
Segundo a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o novo Farol contribui com a alfabetização científica das crianças na educação infantil. “Eles representam espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada”, disse Maria Sílvia.
Unidade nova
O CMEI Ivonete Rosa foi entregue à comunidade em agosto de 2020, durante a pandemia da covid-19.
A obra, que recebeu investimentos de R$ 3 milhões, integrou o Programa Educação Infantil, financiada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Prefeitura de Curitiba.
A unidade tem 960m², com oito salas adaptadas para atender os bebês e as crianças. Tem também espaço que as mães amamentem seus bebês (Mama Nenê), lactários, banheiros adaptados com trocadores e duchas para a higienização dos pequenos e refeitório.
A unidade já recebeu melhorias como revisão geral de cobertura de telhas, regulagem de aquecedores e programação do acionamento do sistema, retirada e recolocação de portas e caixilhos; rejuntamento de pisos e rodapés de solário, piso antiderrapante, regulagem de aquecedores, entre outros.
Presenças
Participaram da entrega do Farol a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; a chefe do Núcleo da Educação do Pinheirinho, Rita Zem, a diretora Gisele Pachulski e o reitor da Universidade Santa Cruz, José Antônio Soares.