Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alfabetização

Crianças da Escola Municipal Sady Sousa lançam livro e dão autógrafos

Na Escola Municipal Sady Sousa, no bairro Sítio Cercado, foi dia de dar autógrafos. As estrelas, foram os 25 estudantes da turma do pré integral, autores do livro “Os passeios da canguru Flávia”. Na imagem, Elena Bandeira. Curitiba, 03/07/2023. Foto: Luiz Costa/SMCS

Na Escola Municipal Sady Sousa, no bairro Sítio Cercado (regional Bairro Novo), essa segunda-feira (3/7) foi dia de dar autógrafos. As estrelas, no caso, foram os 25 estudantes da turma do pré integral, autores do livro “Os passeios da canguru Flávia”.

Sob orientação da professora Jéssica de Moraes Ferrareze, as crianças criaram a história e fizeram até os desenhos para ilustrar a obra.

“Adorei desenhar, a Flávia foi em busca de água para lavar as patinhas e conheceu muitas coisas pelo caminho, essa é a história”, contou Elena Bandiera, 5 anos.

O colega Guilherme de Sousa Christino também adorou participar. “Fiz a capa”, disse o menino, orgulhoso da tarde de autógrafos com a presença da equipe da escola e familiares.

Yuleima Puerta, mãe do Jesus Puerta, ficou encantada. “Muito bonito a turma fazer um trabalho assim, um estímulo para ler e escrever”, afirmou Yuleima.

“Que esta iniciativa seja a primeira de muitas, incrível como esta geração, que é global, criou uma história a partir de um animal que existe em outro país”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que participou da tarde de autógrafos ao lado da chefe do Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho, Rita Zen, e do vice-diretor, Valdinei Rocha.

Alfabetização

Curitiba tem um trabalho consolidado em relação à alfabetização, a partir da formação de professores, que é realizado de maneira continuada. Após a pandemia da covid-19, a rede municipal de ensino tem como destaque o Programa de Recomposição da Aprendizagem dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Praer), lançado em agosto do ano passado.

“O período pós-pandemia nos mostrou, a partir dos resultados levantados pela Prova Curitiba, a necessidade de criarmos novas oportunidades e envolver os profissionais para qualificar e recompor as aprendizagens”, explicou Maria Sílvia.

O Praer traz uma proposta de formação continuada de professores e complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para os estudantes do Ensino Fundamental.