Crianças autistas de escolas especiais de Curitiba participaram das atividades de Páscoa, no Oratório de Bach do Bosque Alemão, nesta sexta-feira (12/4). Os 60 estudantes conheceram a exposição de maquetes construídas com bolachas decoradas alusivas à Páscoa de cinco etnias de Curitiba e também participaram das oficinas.
Os estudantes das escolas especiais Renascer, Alternativa, Forest e Forrest Gump e da escola regular Professora Herley Mehl puderam aproveitar a programação que contou com decoração de bolachas, customização de bolsas e ovos. Eles também tiraram fotos e brincaram com personagens vestidos de coelhos. “As atividades foram inclusivas e não exclusivas para os autistas”, explica Denise Moraes, coordenadora da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.
A professora Edelma Matos, da Escola Especial Alternativa, conta que as crianças costumam participar de atividades promovidas pela Prefeitura de Curitiba. “Buscamos levar nossos alunos para atividades artísticas e culturais regularmente. É importante que eles tenham este tipo de vivência. Também recomendamos que os pais os levem ao shopping, mercado e atividades rotineiras”, afirma a professora.
Denise Moraes lembra que é preciso promover atividades inclusivas para que a sociedade conheça sobre o autismo e outras deficiências. “As pessoas precisam aprender a tratar estas pessoas e incluí-las nas atividades do dia a dia. A informação diminui o preconceito”, diz Denise.
Mostra
A exposição Páscoa Curitiba fica aberta, no Bosque Alemão, até o 21 de abril. Para o público em geral, as atividades com as crianças ocorrem nos dias 13, 14 e 20 de abril.
Serviço: Exposição Páscoa Curitiba no Bosque Alemão
Data: até 21/4
Horários: 13 e 14/4, das 10h às 19h; dias 19, 20 e 21/4, das 10h às 19h
Horários das oficinas infantis para o público em geral: dias 13 e 14/4, das 11h às 12h e 15h30 às 16h30; e dia 20/4, das 10h às 19h e 15h30 às 16h30
Local: Oratório de Bach, Bosque Alemão (Rua Schubert, 175, Vista Alegre)