A chegada da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura atrai os olhares da criançada e dos pais que participam das atividades do Festival de Férias no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Santa Rita, no bairro Tatuquara. Todos começam a se aproximar, curiosos, para saber a razão de a equipe da Prefeitura de Curitiba colocar banquetas em frente a uma van com cozinha adaptada.
Não demora muito para Franciele Gabriel, nutricionista do Departamento de Educação Alimentar, dar a primeira pista do que os pequenos e seus acompanhantes irão aprender nos próximos minutos: “quem gosta de tomar suco natural?”, pergunta Franciele.
A conversa segue animada com a profissional estimulando os participantes a interagir, respondendo a perguntas sobre tipos de frutas e verduras que podem ser usadas no preparo. Em seguida, é a vez da assistente Edna Rodrigues da Silva mostrar como é feito um delicioso suco de cenoura com limão e passar dicas (nada de bater o limão e, sim, “pulsar” para não amargar!). Tudo, é claro, com um único objetivo: ensinar crianças e adultos a importância de consumir alimentos saudáveis e corretamente manipulados.
A cena se repete desde a segunda-feira (23), quando a Unidade de Educação Alimentar começou a percorrer diariamente duas regionais dentro da programação do Festival de Férias. Além do curso da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura, jogos, brinquedos, gincanas e oficinas estão reservados para crianças de 6 a 12 anos até o dia 27 de janeiro.
O festival, organizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, ocorre em Centros de Esporte e Lazer (CEL), Ruas da Cidadania e entidades sociais, nas dez regionais administrativas da Prefeitura.
Vitaminas & cia
Durante a aula, Franciele recomenda que todos optem por sucos de frutas naturais. Se puder misturar uma hortaliça, como a cenoura, melhor ainda. Ela explica que os sucos frescos oferecem grande parte das vitaminas, aminoácidos, fibras e sais minerais necessários para o organismo. Por outro lado, a nutricionista alerta que os sucos industrializados são prejudiciais à saúde, pois apresentam excesso de açúcar, conservantes químicos, aromas e corantes artificiais.
Franciele alerta ainda para a importância da higienização dos alimentos. Ela lembra que frutas, verduras e legumes in natura, devido ao processo de plantio, cultivo e armazenamento, podem vir contaminados por micróbios e substâncias tóxicas. A falta de higienização, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde, como diarreia.
Depois de todos experimentarem o tão aguardado suco de cenoura com limão, Franciele reforça a importância de crianças e adultos consumirem frutas, verduras e legumes em todas as refeições. Além disso, os participantes da aula recebem uma cartilha, com informações sobre higiene, separação de lixo e os benefícios dos alimentos in natura.
A dona de casa Denise dos Santos Moreira, 35 anos, acompanhou a aula ao lado do filho Tiago, de 7 anos. “Desde pequeno, eu ensino a importância de ele tomar suco natural e comer frutas e verduras. Alface, batata e cenoura sempre estão no prato do Tiago”, conta. Na hora da preparação dos sucos, nada de açúcar, segundo ela. “Prefiro usar o mel, que também deixa o suco docinho e é mais saudável”, explica.
O casal Janaina Kuevedo, 28 anos, e Guilherme Charnei, 23 anos, também estava atento às explicações e dicas dadas pela equipe da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura. O motivo? Garantir uma alimentação saudável para a primogênita Aimée, de 2 anos. “Ela ainda é pequeninha, mas fazemos questão de oferecer alimentos saudáveis. Nada de refrigerante, só suco natural. E estamos ensinando a ela a comer brócolis e cenoura”, salienta a dona de casa.
A criançada também aprovou a participação da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura no Festival de Férias. O estudante Mateus Campos, de 15 anos, contou que a mãe já o incentivava a tomar sucos e comer alimentos saudáveis e que, depois da aula, tentará comer ainda mais frutas, legumes e verduras.
A estudante Ketlin Cristina, de 16 anos, que estava acompanhada da irmã Letícia, 7 anos, também pretende comer mais salada em suas refeição. “É importante para a minha saúde e da Letícia”, salientou a adolescente.
Festival de Férias
A Unidade de Educação Alimentar, da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura, percorre diariamente duas regionais, sempre às 14h e às 15h. Na segunda-feira (23), ela esteve nas regionais Bairro Novo e Pinheirinho. Na terça-feira (24), no Tatuquara e CIC. Nesta quarta-feira (25), passará por Boqueirão e Cajuru. Na quinta-feira (26), Portão e Matriz. Na sexta-feira (27), Boa Vista e Santa Felicidade.
A participação no Festival de Férias é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Lazer pelos telefones: (41) 3350-3715 ou (41) 3350-3714 e nos núcleos da secretaria nas Regionais Administrativas.
Higienização
Dicas do Departamento de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura. Antes do preparo de um suco ou alimento, é importante fazer a higienização correta dos alimentos:
- Lave bem frutas, verduras e legumes em água corrente
- Deixe de molho por 15 minutos em solução clorada: misture uma colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água necessária para cobrir os alimentos
- Escorra e está pronto para o consumo
Como preparar o suco de cenoura com limão
Ingredientes:
- 2 e ½ xícaras de cenoura em cubos
- 1 limão grande sem sementes e com casca
- 1 e 1/1 litro de água
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- gelo
Modo de fazer:
- Reservar uma jarra com gelo e açúcar
- Bater no liquidificador a cenoura com metade da água até triturar bem
- Coar o suco na jarra reservada
- Cortar o limão em oito partes. Bater no liquidificador com a outra metade da água na função pulsar (5 a 6 vezes) para não ficar amargo
- Coar o suco na jarra com o suco de cenoura
- Misturar bem e servir gelado