A Fundação de Ação Social (FAS) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac-PR) estão ofertando um curso gratuito para uma das profissões que mais cresce na atualidade. É o curso Cuidador de Idosos, programado para acontecer no período de 17 de abril a 13 de junho, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Bairro Novo.
As inscrições devem ser feitas pelo portal Aprendere, pelo site https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/. As aulas serão sempre das 8h às 12h.
De acordo com Melissa Cristina Alves Ferreira, diretora de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, para se inscrever o interessado deve ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Serão 160 horas de aulas.
Paciência e empatia
Para trabalhar como cuidador a pessoa precisa ter paciência, empatia, boa comunicação, atenção, responsabilidade, ética e organização e respeito.
O profissional faz o acompanhamento dos idosos em toda a sua rotina e ajudam nas necessidades básicas como higiene, alimentação, companhia, socialização, entretenimento, mobilidade e remédios.
“Nós trabalhamos com um público bem diverso. Tem muita gente que já atua na área, mas não tem certificado e têm aqueles que nunca trabalharam e possuem interesse de trabalhar no ramo”, comentou Melissa.
Mais idosos
Melissa diz que a demanda por este tipo profissional se torna mais presente quando se leva em conta a projeção de aumento gradativo da população idosa no Brasil nos próximos anos, em razão da melhoria da qualidade de vida e o consequente aumento da longevidade.
“Em 2060 poderemos ter a inversão da pirâmide etária, colocando a população idosa no topo e os mais jovens para baixo”, prevê.
Uma vez certificado, o cuidador de idosos pode atuar em clínicas geriátricas, centros-dia, hospitais, residências, casas terapêuticas, spas, clubes e ILPI (Instituição de longa permanência para idosos).