Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba Contra Cheias

Córrego na Vila Guaíra recebe limpeza para prevenir alagamentos

Desassoreamento e coleta dos entulhos do córrego que passa pela rua Pernambuco, na Vila Guaíra. Curitiba, 06/01/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Córrego do Curtume, no Guaíra, está recebendo um mutirão para limpar e desassorear o leito em um trecho de 400 metros de extensão. Feita pelas equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a ação vai permitir que um maior volume de água flua no leito, diminuindo os riscos de alagamentos da região nesse período das intensas chuvas de verão.

A intervenção foi iniciada na nesta quinta-feira (5/1) na altura em que o córrego cruza a Rua Minas Gerais. Neste primeiro dia, 96 toneladas de detritos foram removidas do leito córrego. Os trabalhos vão seguir até a próxima semana, até o ponto em que o córrego desemboca no Rio Vila Guaíra. 

Uma escavadeira hidráulica está dentro do córrego, retirando os resíduos e sedimentos acumulados. As equipes também contam com  uma retroescavadeira, nas margens, que recolhe os resíduos e os coloca em caminhões, para a destinação adequada. 

Esta é uma das ações realizadas dentro do Programa Curitiba Contra as Cheias, que minimizam o impacto das fortes chuvas, comuns neste período do ano. A limpeza e desassoreamento aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos. 

“Com isso, quando ocorrem as grandes chuvas, mesmo quando o volume das águas das chuvas é tão grande que causa o transbordo, a situação se normaliza mais rapidamente, com o escoamento da água em pouco tempo”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues. 

Retrospectiva

Em 2022, o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir do programa Curitiba Contra Cheias, realizou 2.139 serviços, como limpeza e desassoreamento de rios e córregos, substituição de tubulações de galerias de águas pluviais; limpeza de galerias e construção de muro de arrimo para contenção de taludes nas margens de rios e córregos, no Programa Curitiba Contra as Cheias. 

Ao longo do ano foram realizados mais de 82 km de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e canais que precisam estar limpos, desassoreados e desobstruídos para que o impacto dos temporais seja minimizado (um total de 82.711 metros).

Manutenção

Na limpeza, são encontrados diversos materiais que as chuvas carregam para as áreas fluviais, como acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica, além de materiais que não foram descartados corretamente, como restos de móveis e outros materiais. Por isso, além das limpezas preventivas no local, é necessário que a população faça o descarte correto dos materiais. 

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza a coleta de lixo comum, lixo reciclável, lixo tóxico e lixo eletroeletrônico. Confira no site Coleta Lixo como fazer os descartes corretos para cada tipo de material.

O cidadão também pode encaminhar, diretamente, os entulhos a um dos onze Ecopontos, de segunda a sábado. Confira aqui os horários e locais dos Ecopontos.

Além disso, o cidadão pode solicitar, pela Central 156 serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas.

Curitiba Contra Cheias

O Programa Curitiba Contra Cheias reúne obras e intervenções capazes de proporcionar maior controle da capacidade de vazão dos rios, diminuindo o potencial destrutivo dos eventuais alagamentos. Ações de limpeza de valas, desassoreamento de canais e rios, limpeza de estruturas coletoras das águas pluviais fazem parte do conjunto de serviços de drenagem que a Prefeitura executa em todas as regionais para tornar Curitiba mais resiliente aos efeitos das fortes chuvas.