Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Manutenção urbana

Correção geométrica feita pela Prefeitura de Curitiba vai melhorar o trânsito em Santa Felicidade

Na Rua Antônio Escorsin está senso realizada uma correção geométrica, resultando no alargamento da pista entre as ruas Margarida Dallarmi e José Risseto. Na imagem, Caio Sá. Curitiba, 22/05/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Prefeitura de Curitiba está fazendo uma intervenção no bairro Santa Felicidade que vai permitir que o trânsito de veículos flua melhor na região.

Na Rua Antônio Escorsin está senso realizada uma correção geométrica, resultando no alargamento da pista entre as ruas Margarida Dallarmi e José Risseto, numa extensão de 150 metros. 

O objetivo é reduzir os congestionamentos que se formam em horários de pico, provocados por motoristas que fazem a conversão para a Rua José Risseto, o que ocasiona filas de carros no local.

Projeto do Ippuc

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o trabalho está sendo realizado por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e deve durar pelo menos até o dia 20 de junho, se as condições do tempo permitirem. 

Os bloqueios na via são parciais e variáveis de acordo com o andamento da obra. Equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) orientam os motoristas na região. O trabalho está alinhado ao compromisso do município pelo zelo por Curitiba.

Conflitos de trânsito

De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana, engenheiro João Vidal Filho, a intervenção se tornou necessária para amenizar os conflitos de trânsito na região.

“Estamos criando mais uma faixa de rolamento na Rua Antônio Escorsin. Assim, o motorista que não vai fazer a conversão para a Rua José Risseto não precisa ficar parado esperando e pode seguir em frente”, explicou Vidal Filho. 


Reforço da base

Para a execução dos serviços está sendo realizada a escavação e reforço da base da pista. Em seguida será realizada a fresagem e recape do trecho para garantir a concordância entre o pavimento existente e o que está sendo executado.

Caio Sá, morador da Rua Antônio Escorsin, Caio Sá, disse que está otimista com a obra da Prefeitura.

“Pela manhã e à tarde, o trânsito fica muito congestionado. É difícil até para entrar ou sair de casa. A correção geométrica deve resolver isso e o trânsito vai fluir de forma muito mais tranquila”, acredita.

A Rua Antônio Escorsin faz a ligação entre os bairros São Braz e Santa Felicidade, até desembocar na Avenida Cândido Hartmann, no Bigorrilho. Além do grande número de veículos que circulam por ali todos os dias, a via também faz parte da rota da linha do transporte coletivo Savóia.