Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vermelho dos liquidâmbares

Cor começa a mudar na "Rua do Outono" e Prefeitura de Curitiba pede cuidado à população que for fazer fotos e vídeos no local

"Rua do Outono" começa a mudança das cores e a Prefeitura de Curitiba pede cuidado à população que registra fotos e vídeos no local. Curitiba, 23/04/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A cor das folhas começou a mudar e um dos mais famosos corredores verdes de Curitiba está assumindo os tons vermelhos, que fazem muito sucesso agora na época do outono. Até o final do mês de maio, as calçadas ao lado da canaleta de ônibus da Avenida Padre Anchieta e da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, nos bairros Campina do Siqueira e Mossunguê, ficarão ainda mais bonitas com o vermelho das folhas das 853 árvores liquidâmbares (Liquidambar styraciflua).

Como em todos os anos, a “Rua do Outono” vai atrair muitos moradores e turistas para registrar fotos e vídeos das árvores para postarem em redes sociais e enviar para amigos. A Prefeitura de Curitiba alerta para que as pessoas tomem cuidado e sigam medidas de segurança para não causarem acidentes, pois na canaleta circulam ônibus biarticulados da linha Centenário/Campo Comprido. 

O alerta da Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na capital, é para que os registros fotográficos sejam feitos apenas da calçada, em locais seguros, longe da canaleta.

Em anos passados, algumas pessoas chegaram a deitar no asfalto do corredor dos biarticulados para fazer selfies, o que é proibido e coloca em perigo a vida de quem fotografa e a dos passageiros dos ônibus. Muitos também caminham e fazem ensaios fotográficos no meio da canaleta, o que não é permitido.

Vermelho das árvores

As árvores “vermelhas” se transformam em cartão-postal da cidade nesta época do ano, desde o fim de abril até o fim de maio. Elas são originárias da América do Norte (México e Estados Unidos), têm folhas que variam em tons de vermelho e podem passar de 30 metros de altura.

Na região do Mossunguê, são 853 árvores que encantam com o avermelhado das folhas estreladas que caem durante o outono.

Outros corredores

O Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente plantou e faz a manutenção de outros corredores verdes na cidade, como nas avenidas Sete de Setembro, República Argentina, João Gualberto, Paraná, Winston Churchill e Marechal Floriano Peixoto.

O plantio de árvores por toda a cidade, dentro do programa 100 mil árvores para Curitiba, aliado a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integra o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

A capital vai chegar em junho à marca das 500 mil árvores plantadas em toda Curitiba, dentro do desafio que teve início em 2019. Tudo para tirar do ar o excesso de carbono que polui o meio ambiente. A adesão da população tem sido tão extraordinária que, ano a ano, a cidade tem renovado o desafio para chegar a meio milhão de mudas plantadas.

Benefícios das árvores em vias públicas

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana;
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;
  • Causam bem-estar psicológico e físico;
  • Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.