Curitiba viveu um ano marcado pela emoção e pela alta performance no skate, com a realização da Copa Curitiba de Skate 2024. Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude, a primeira edição da competição, que mobilizou quase 2 mil participantes ao longo de quatro etapas regulares e uma etapa bônus, consagrou novos talentos e reafirmou o papel da cidade como referência no esporte.
As disputas ocorreram nas pistas de skate recentemente inauguradas ou revitalizadas em várias regiões da capital. Entre os critérios avaliados estavam a dificuldade e criatividade das manobras, velocidade, estilo, aproveitamento da área e constância. Esses elementos, avaliados no formato “Linha de Manobras”, garantiram um alto nível técnico à competição.
Uma cidade que respira skate
O histórico do skate em Curitiba é marcante, com pistas icônicas como a do Gaúcho e a do Jardim Ambiental, inauguradas na década de 1970. Hoje, a cidade conta com 37 pistas espalhadas pelas dez regionais, permitindo a democratização do esporte e a formação de novos atletas.
“Em Curitiba, o skate sempre fez parte do cotidiano da cidade. Daqui, surgiram grandes ídolos do esporte, como o Ferrugem, Japinha, Luigi Cini, Gui Khury e tantos outros. Agora, com esta competição que criamos, a expectativa é que novos campeões e atletas olímpicos surjam em pouco tempo”, destacou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Mário Augusto Fontoura Júnior.
As etapas aconteceram em pistas emblemáticas da cidade, como as do Parigot (Sítio Cercado), Soldado Wagner (Tatuquara), CIE Cajuru, Saturno (Santo Inácio) e Tarumã (Ginásio do Tarumã), reunindo centenas de espectadores e promovendo um verdadeiro show de habilidades.
Segundo o vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a Copa vai continuar no próximo ano e o investimento no esperte será cada vez maior.
“Investir no esporte é investir na formação cidadã e na saúde de nossas crianças e jovens. Com iniciativas como esta, fortalecemos nossa cidade como um lugar de oportunidades e de inspiração”, completou o vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
A expectativa é que com a estruturação de competições como a Copa Curitiba de Skate, a capital do esporte continue sendo celeiro de talentos e palco de grandes eventos esportivos no Brasil.
A Copa Curitiba de Skate faz parte do programa Curitiba Viva Bem, que integra as ações da Prefeitura voltadas para a qualidade de vida, bem-estar e promoção de hábitos saudáveis. O programa também conecta outras agendas importantes da gestão municipal, como mobilidade urbana, sustentabilidade e inovação social.
Âncora
Campeões
Voltada para atletas de 6 a 17 anos, a Copa Curitiba de Skate foi dividida em cinco categorias: Infantil Masculino e Feminino (6 a 9 anos), Mirim Masculino e Feminino (10 a 13 anos) e Iniciante (14 anos ou mais).
Feminino Iniciante
Campeã - Alice Zen (560 pontos)
Vice-campeã - Valentina Medeiros (300 pontos)
Feminino Mirim
Campeã - Louise Kogima (1250)
Vice-campeã - Yasmin Veiga (1160)
3º lugar - Isabelly Sophie (1100)
4º lugar - Larrisa Shimer (1070)
5º lugar - Emanuelle da Silva (1000)
Masculino Infantil
Campeão - Miguel Kokote (1360)
Vice-campeão - Lorenzo Wasilewski (1100)
3º lugar - Ayan Ribeiro (840)
4º lugar - Noah Baura (760)
5º lugar - Fábio Muramaki (610)
Masculino Iniciante
Campeão - Nicolas Coradin (1160)*
Vice-campeão - Kauan Seixas (1160)*
3º lugar - Matheus Ostroswki (820)
4º lugar - Arthur Schumeister (490)
5º lugar - Enzo Henning (380)
*atletas empatados em ponto, o critério de desempate usado foi a melhor nota na 1ª etapa
Masculino Mirim
Campeão - Davi Medeiros (1160)
Vice-campeão - Lucas Magnobosco (1100)
3º lugar - Ale Castro (720)
4º lugar - Leonardo Lucas (630)
5º lugar - Yago Alexandre (260)