Em uma colaboração que já alcança a 5ª edição, o Liceu de Ofícios Criativos e a Universidade Positivo celebram os êxitos do programa Desenvolvimento de Modelos de Negócios para Microempreendedores. Sob a orientação da professora Fernanda Albanaz, da Business School, o programa integra a extensão curricular da universidade, concentrando esforços no progresso tecnológico, socioeconômico e ambiental em parceria com o setor produtivo da Universidade Positivo.
Em 2023, o programa contou com a participação de seis turmas, envolvendo 325 alunos e beneficiando diretamente 24 empreendedores do setor criativo. Desde seu início em 2021, o projeto já impactou 738 alunos distribuídos em 14 turmas, proporcionando mentorias para 55 microempreendedores.
Para fomentar a competitividade e ampliar a criatividade, cada microempresário foi assistido por duas equipes distintas, proporcionando diferentes perspectivas para resolver desafios comuns. Nesta quinta-feira (16/11), os alunos apresentaram os modelos de negócios para os clientes empreendedores e foram avaliados.
“A interação entre alunos e empreendedores reais durante o programa oferece aos estudantes uma oportunidade valiosa para compreender os desafios e dificuldades enfrentados por aqueles que empreendem no Brasil. O projeto facilita a transferência do conhecimento acadêmico para a comunidade, gerando transformações e impactos positivos na sociedade”, avalia Fernanda.
Desenvolvimento sustentável
O foco do programa é construir soluções para modelos de negócios, iniciando com uma análise detalhada dos microempreendimentos parceiros. Posteriormente, os estudantes formulam estratégias para aprimorar esses pequenos negócios. Os modelos desenvolvidos pelos alunos seguem os princípios do desenvolvimento sustentável e buscam integrar os conhecimentos adquiridos em seus cursos de graduação.
Lislyê Manfron Caliari, estudante do 4º período de Administração, ajudou a mentorar uma empresa que está desenvolvendo bacon vegetal. Ela conta que o maior desafio dos clientes é com a textura e sabor do produto.
A equipe de Lislyê criou um modelo de negócios para a empresa e sugeriu degustações com o público-alvo, interessado no consumo de alimentos vegetais e saudáveis, para ir aperfeiçoando o produto antes do lançamento.
“Com clientes reais a experiência é muito mais enriquecedora, existe diálogo, criamos networking e aprendemos na prática como funciona o mercado”, avalia Lislyê.
O desafio de Gabriel Santos Camargo, estudante do 2º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sua equipe, foi alavancar as vendas de uma artesã que trabalha com arte sacra. Gabriel conta que as vendas da cliente estavam muito ruins e o modelo de negócios apresentado por eles contemplava 3 propostas, ampliar a presença nas mídias sociais, participação de feiras de artesanato, possibilitando uma maior aproximação de futuros clientes e criação de produtos exclusivos.
“Participar desse programa foi muito enriquecedor, atender clientes reais nos motiva muito mais, temos uma perspectiva mais real do mercado de trabalho", declarou Gabriel.
As empreendedoras Manuela Ribeiro e Joceane Capel estão no ramo da gastronomia. Em fevereiro deste ano abriram a Petit Majo Doceria, que por enquanto atende apenas por encomendas e sem endereço comercial.
Elas contam que a ideia é crescer, mas não sabiam como lançar uma empresa do zero. Alunas do Liceu de Ofícios Criativos, elas se inscreveram no programa e aprovaram a experiência. Contam que vão aproveitar as sugestões das duas equipes e já estão cheias de planos para 2024.
“Eu sou ex-aluna aqui da UP e na minha época não existia isso, eu achei que valeu muito a pena participar, vamos definir novas metas para o nosso negócio e colocar em prática várias sugestões que eles nos deram. Para 2024 é só sucesso”, comemora Joceane.
Visão multidisciplinar e relações interpessoais
Dada a natureza do programa, as turmas são compostas por alunos de diversos cursos e áreas, promovendo um ambiente de aprendizado multidisciplinar. No segundo semestre, participaram alunos de cursos como Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Gastronomia, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.
Essa estratégia visa intensificar as relações interpessoais e fortalecer a comunicação entre diferentes campos do saber, enriquecendo a experiência educacional.
Como participar da mentoria
Os empreendedores interessados em participar da mentoria devem se inscrever pelo Liceu de Ofícios Criativos e ter disponibilidade de tempo para participar dos encontros presenciais na universidade. As mentorias acontecem nos dois semestres, uma turma de março a junho e outra de agosto a novembro.