Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Urbanismo

Convênio prevê centro de excelência em soluções urbanas

Prefeito Gustavo Fruet assina temos de soluções tecnológicas de mobilidade urbana Puc Urbs. 29/03/2016 Foto: Levy Ferreira SMCS

O prefeito Gustavo Fruet assinou na tarde desta terça-feira (29) um termo de cooperação técnica, científica e financeira com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para a criação de um centro de excelência em soluções tecnológicas de mobilidade e equipamentos urbanos.

O projeto, inédito na cidade, envolve a Urbs e deve começar com uma pesquisa cujos resultados servirão de base para futuras intervenções na mobilidade urbana da cidade. Estima-se que até o final de 2016 o plano de trabalho esteja concluído.

A ideia inicial é aplicar a pesquisa no campus da PUCPR, no Prado Velho, por onde passam mais de 30 mil pessoas por dia, configurando um polo gerador de tráfego. De acordo com as partes envolvidas, as soluções podem ser ampliadas para outras áreas e servir de modelo e exemplo para outras instituições e cidades.

“É uma notícia sensacional para Curitiba, nesta data tão importante. Tenho certeza que teremos excelentes resultados que irão contribuir para ações de planejamento e mobilidade na cidade”, disse Fruet.

"É nosso maior interesse essa proximidade para encontrar e agilizar soluções para  a mobilidade urbana de Curitiba. Estamos colocando nossa escola de arquitetura e profissionais gabaritados para atuar neste projeto”, disse o pró-reitor Administrativo e de Desenvolvimento da PUC-PR, Paulo de Paula Baptista.

Na área de suporte, gestão e logística, a WRI Brasil – Cidades Sustentáveis, auxiliará no projeto. Segundo o diretor da empresa no Brasil, Curitiba é uma referência em várias áreas de sustentabilidade e reconhecida como capital ecológica. "Portanto, esse projeto tem tudo para expandir e servir de exemplo na redução da emissão de CO2 e melhoria da mobilidade urbana”, finalizou Luis Antonio Lindau

Participaram da assinatura do termo representantes da WRI Brasil, Grupo Marista, PUCPR e URBS.

Em alta