A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná estão comprometidos com inovação nas obras públicas e nesta quarta-feira (26/3) assinaram protocolos de intenção para convênios de fomento ao uso da ferramenta BIM (Building Information Modeling) na elaboração de projetos e no gerenciamento da execução das obras.
A modelagem em BIM agrega diferentes disciplinas na elaboração de um projeto executivo, que podem ser acompanhadas em tempo real por todas as áreas envolvidas. Isso dá assertividade e agilidade nos ajustes do projeto e no andamento da obra, desde a elaboração do orçamento até as correções.
As assinaturas foram feitas no recinto Smart Plaza, estande da Prefeitura dentro do Smart City Expo Curitiba, nesta quarta-feira, na Ligga Arena. Participaram da solenidade o prefeito Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), Sandro Alex; a coordenadora da estratégia BIM no Governo do Paraná, Lorraine Vaccari; e Dimas Bueno, representante do vice-prefeito Paulo Martins.
Foram assinados três protocolos: um de cooperação técnica, outro de capacitação de servidores e o de criação do Selo BIM Paraná. Os convênios de cooperação e capacitação vão garantir a disseminação da tecnologia de elaboração de projetos e gerenciamento de obras que reduz custos, prazos e desperdícios, dando celeridade às execuções. A obra das trincheiras da Vila São Pedro, com autorização de licitação prevista para ser assinada na próxima semana no Palácio do Iguaçu, já foi elaborada a partir da ferramenta BIM.
“É obra mais rápida e barata, justamente o que a população pede ao gestor público, para ter acesso aos benefícios”, avaliou o prefeito Eduardo Pimentel.
Por meio do Ippuc e da SEIL, serão estabelecidos convênios de cooperação mútua, para promoção de ações conjuntas de fomento e implantação do BIM para o aperfeiçoamento da gestão de projetos e obras públicas estaduais e municipais. A primeira rodada de capacitação já deve ser iniciada a partir desta quinta-feira (27/3).
Já o Selo Paraná BIM de reconhecimento de boas práticas com a ferramenta vai estimular a adoção da tecnologia pelas empresas prestadoras de serviço à Prefeitura e ao Governo do Paraná, levando o mercado a também adotar a inovação. “São os passos que precisamos para acelerar os movimentos de elaboração de projetos e implantação de obras públicas com gestão mais eficiente”, disse Ana Zornig Jayme, do Ippuc.
Para o secretário Sandro Alex, da SEIL, a tecnologia vai agilizar processos e reduzir margens de erro. “Já temos exemplos concretos dessa eficiência, como a Ponte de Guaratuba, que já está com 50% da obra concluída. Vamos buscar essa eficiência em outros projetos e obras, garantindo também excelência na formação dos servidores”, concluiu.
O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.