O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quinta-feira (30/3), o primeiro relatório da Controladoria-Geral do Município em atendimento a nova Prestação de Contas dos Municípios (PCA). O documento traz a análise de todas as contas e finanças de Curitiba no exercício de 2022 e foi entregue pelo controlador-geral do município, Daniel Conde Falcão Ribeiro.
O ato de entrega do relatório ao prefeito é um dos requisitos exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
“É com alegria que eu recebo esse relatório e vejo as finanças do município em ordem e tudo funcionando de acordo com o que deve ser. Eu quero fazer sempre o meu ofício de prefeito bem feito e quero fazê-lo com o apoio de servidores municipais da qualidade do nosso controlador-geral, doutor Daniel Falcão”, afirmou o prefeito.
Neste ano, o Tribunal de Contas mudou a forma como é feita a prestação de contas anual dos prefeitos. Agora os prefeitos assinam uma declaração que receberam o relatório interno e esse documento é enviado ao Tribunal, que vai analisar os demais documentos segundo as instruções normativas do órgão de controle.
“Nós viemos pessoalmente pegar a declaração e fazer a entrega do relatório interno para o prefeito Rafael Greca. É uma forma de agradecermos o apoio do prefeito com a criação da Controladoria-Geral e a indicação de uma sede própria”, explicou Falcão.
O relatório anual apresenta um raio-x das finanças da Prefeitura de Curitiba. “O município está muito bem, importantes recursos como em Educação e Saúde ficaram acima do que é determinado pela Constituição Federal”, definiu Falcão.
CGM
A Controladoria Geral do Município (CGM) foi criada por meio da Lei nº 15.952 de 20 de abril de 2022 e tem como principal função atuar como apoio das demais áreas da administração, para implantação de mecanismos de controle cada vez mais eficientes e uma gestão municipal que sirva à população da melhor forma, com economia e otimização de recursos.