Representantes de Curitiba e mais nove cidades da Região Metropolitana se reuniram nesta terça-feira (3/8), no Salão de Atos do Parque Barigui, para a primeira reunião presencial do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin). Até então, todos os encontros foram feitos virtualmente.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, enalteceu a importância do consórcio na busca de recursos para o desenvolvimento de projetos e políticas de prevenção à violência e de redução da criminalidade.
“Com o consórcio intermunicipal das guardas vamos conseguir captar mais recursos de convênios e emendas parlamentares para reforçar as corporações com novo armamento, viaturas e coletes”, disse Eduardo Pimentel.
A assessora do gabinete do prefeito Cibele Dias, falou da necessidade de atendimento às normas do Tribunal de Contas da União para a regularização do conselho e demais processos necessários para consolidação do Coin. O estatuto definirá as regras de organização e funcionamento do órgão.
Na ocasião, também foi lançado o Curso de Formação de Instrutores de Armamento e Tiro, que será disponibilizado para todas as 21 guardas municipais do Estado do Paraná.
“Esse será o primeiro de muitos cursos e atividades que realizaremos em parceria com os integrantes do consórcio”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior.
O evento contou com a presença de representantes das cidades de Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo, Campo Largo, Araucária, Fazenda Rio Grande e Mandirituba; do superintendente executivo de Defesa Social, Wagnelson de Oliveira; e do coordenador do GGI Municipal, Munir Guérios Filho.
Uma nova reunião ficou agendada para o dia 17 de agosto em Campo Largo.
Históric
O COIN foi idealizado e liderado por Curitiba, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal. Um protocolo de intenções foi firmado em abril de 2017, no qual os dez municípios comprometeram-se a, individualmente, aprovar suas leis municipais de autorização para ingresso no consórcio, que tem como sede o município de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.