Representantes do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin) se reuniram nesta quarta-feira (14/9) para debater os avanços institucionais e os próximos passos do órgão, incluindo a discussão de orçamento para 2023. O encontro foi no Parque de Eventos do município de Campina Grande do Sul, uma das dez cidades que integram o consórcio.
A primeira pauta foi sobre a indicação de um representante do Coin para integrar a equipe do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). A decisão foi pela atuação em formato rodízio entre os municípios que integram o consórcio.
O primeiro servidor escolhido o supervisor José Carlos, da Guarda Municipal de Curitiba, que a partir da próxima semana passará a atuar com as demais forças estaduais.
Questões como a inclusão de previsão orçamentária para a manutenção do Coin na Lei Orçamentária Anual (LOA) dos municípios e a necessidade de formação do conselho fiscal do consórcio foram debatidas. O consórcio se comprometeu ainda a discutir com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a ampliação do acesso das GMs aos sistemas de informações da pasta estadual.
O comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, comunicou que o município de Curitiba está em fase de planejamento para a instalação de um espaço físico para o consórcio. Ele também agradeceu aos municípios que enviaram representantes para o desfile cívico de 7 de setembro na capital.
“Foi um momento muito bonito e com um grande público prestigiando o evento”, destacou o comandante.
O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, disse que a atuação do consórcio vai contribuir para a segurança e o avanço de toda a região.
“Podemos avançar em diversas frentes por meio do Coin, trabalhar integrado como uma grande metrópole. Hoje a população confia na guarda municipal”, avaliou Zanetti.
A reunião contou ainda com a presença de representantes das cidades de São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campo Largo, Araucária, Pinhais, Colombo, Mandirituba e Fazenda Rio Grande; do secretário de Ordem Pública e Segurança de Campina Grande do Sul, Jefferson Rosa Cordeiro; da assessora especial da `Prefeitura de Curitiba, Cibele Fernandes Dias; e do coordenador do GGI, Munir Guérios Filho.
A próxima reunião deverá ser sediada no município de Campo Largo, no dia 18 de outubro.
Histórico
O Coin foi idealizado e liderado por Curitiba, sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal. Um protocolo de intenções foi firmado em abril de 2017, no qual os dez municípios comprometeram-se a, individualmente, aprovar suas leis municipais de autorização para ingresso no consórcio, que tem como sede o município de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.